COMÉRCIO DE PORTAS ABERTAS NO DOMINGO, VÉSPERA DE NATAL

O comércio de Ipatinga funcionará em Horário Especial nas vésperas do Natal. De segunda a sexta-feira (17 a 21/12), as lojas abrirão das 9h às 20h, enquanto no sábado (22), irão funcionar das 9h às 18h. Já no domingo (23), a abertura será das 9h às 13h. “São 14 horas a mais para a data mais importante do varejo no ano. Tivemos uma negociação complicada e desgastante, mas que terminou com o funcionamento das lojas no domingo, dois dias antes do Natal, uma conquista e tanto para o empresário”, afirma José Maria Facundes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço.  

O Sindcomércio e o Seci (Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga) assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) que definiu o funcionamento ampliado na última sexta-feira (23). “É bom lembrar que o Horário Especial é facultativo, ou seja, nenhum comerciante está obrigado a segui-lo, embora entendamos que a hora é de unidade: quanto mais lojas cumprindo a jornada estabelecida, melhor será para todos”, analisa Facundes, que também informa: “O empregado que trabalhar no domingo (dia 23) receberá R$ 90, em caráter indenizatório.”

Boas expectativas

De acordo com o presidente do Sindcomércio, o Natal 2018 promete ser um dos melhores dos últimos anos. “Foi um ano conturbado, com Copa do Mundo de futebol e eleições federais. Com a definição de quem comandará o país, as pessoas ficaram mais tranquilas e felizes. Assim, tendem a comprar mais. Estamos bastante otimistas”, diz o dirigente sindical.

Compensações 

Os empregados que trabalharem em todas as datas definidas pelo Horário Especial negociado entre Sindcomércio e Seci terão direito a folgar na manhã pós-Natal, dia 26/12, quando o expediente das lojas será das 13h às 19h. A compensação continua no dia dois de janeiro de 2019, quando o comércio também abrirá em horário reduzido, das 13h às 19h novamente. Os comerciários ainda terão folga nos dias 04, 05 e 06/03 (Carnaval).

As negociações que definem o Horário Especial para Coronel Fabriciano e Timóteo ainda não chegaram ao fim. Dúvidas sobre a CCT com o Seci assinada podem ser tiradas por meio dos telefones 3821-9020, 3842-2040 e 3849-4490.