COBERTA DE ARGILA, RAINHA DE BATERIA DA VILA ISABEL FAZ ENSAIO FOTOGRÁFICO

Inspirado por elementos das culturas afro-brasileira e indígena, o fotógrafo e maquiador Ygor Marques realizou um ensaio com a rainha de bateria da Vila Isabel, Aline Riscado.

O conceito se baseou no enredo da escola de samba, “Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil”. Coberta pelo barro marajoara, obra prima da cerâmica dos índios da Ilha do Marajó, e enfeitada pelos Balangandãs de Salvador, adereços metálicos em forma de frutos utilizados pelas baianas em dias de festa, a apresentadora e atriz posou durante quatro horas em frente às lentes. A ideia do trabalho é recuperar as tradições culturais do Brasil que inspiram o Carnaval, sobretudo as da região Norte.

As esculturas da cerâmica marajoara representam corpos humanos. A escolha por argila sobre o corpo de Aline é uma alusão a esta forma de arte tradicional indígena. A parede de cerâmica ao fundo das fotos representa o cenário natural de onde se obtém a matéria necessária à produção destas obras.

“Pra mim é uma grande responsabilidade ter a confiança de um nome de peso, como a Aline, mas como já fiz vários trabalhos com ela, nós ficamos muito à vontade juntos e tudo flui muito naturalmente”, conta Ygor.

Ygor Marques é um fotógrafo em ascensão. Pupilo de Fernando Torquatto, nome consagrado da indústria da moda brasileira, ele é um dos mais requisitados profissionais dos bastidores do Carnaval 2020 no Rio. Nascido e criado em Ubá, cidade da Zona da Mata Mineira, ele deu os primeiros passos da carreira aos 15 anos. Além de Aline, as rainhas Gracyane Barbosa, da União da Ilha e Giovana Angélica, da Mocidade também posaram para Ygor.

“O Ygor é um profissional incrível e muito talentoso. Quando li o que ele tinha proposto para o ensaio fiquei encantada, pois sou totalmente ligada à natureza e a tenho como minha religião. E ainda casou perfeitamente com o enredo da Vila Isabel, que tenho maior orgulho do mundo em representar neste ano”, comemora Aline.