CME IPATINGA E O ALMOÇO DELAS

Para marcar a data que homenageia anualmente as mulheres de todo o mundo no dia 8 de março, o Conselho da Mulher Empreendedora (Cmeaci) da Aciapi-CDL promoveu um almoço empresarial. Em sua sétima edição, a iniciativa foi realizada na última quarta-feira (15) no Hotel San Diego e contou com a presença de mulheres de vários setores.
A presidente do Cmeaci, Maria Rosa de Fátima Salles Fonseca, esclareceu que o evento reuniu mulheres de diferentes áreas em um momento de confraternização. “O Conselho foi criado em 2005 com o objetivo principal de promover a integração da mulher na classe empresarial. Por isso, promovemos ações na condução de projetos que envolvam a mulher”, resumiu.
O 7º Almoço Empresarial também homenageou de forma especial dois exemplos de dedicação e comprometimento. No setor do comércio Maria Benigna Silva, proprietária da Loja São José. Já no setor da educação Edwiges Selim de Salles Bicalho, a dona Lilá, educadora e pioneira em Ipatinga.
Para a presidente, as comemorações do Dia Internacional da Mulher, realizadas pelo Conselho da Mulher no mês de março, já são tradição na cidade. “É com muita satisfação que promovemos este evento que presta homenagem para figuras tão importantes para Ipatinga. Sabemos da relevância das mulheres em nossa sociedade e consideramos admirável celebrar lembrando àquelas que são destaque em nosso município”, disse.
Maria Rosa de Fátima Salles Fonseca destacou ainda o espaço da mulher como empresária. “A mulher prova cada dia mais que é capaz e que já conquistou o seu espaço. Como exemplo, temos várias empresárias que se destacam em nosso meio. Já somos quase maioria. Parabéns a todas”, ponderou.

Maria Benigna Silva
Nascida em Itabira no dia 28 de junho de 1939, dona Benigna chegou a Ipatinga no ano de 1949. Filha de Antônio Valério Rodrigues e Francisca Tereza de Jesus, é viúva de Nelcy de Oliveira Silva. Mãe de seis filhos – Egmar Geraldo, Maria Eline, Elaine das Graças, Delaine Oliveira, Willian Antônio e Wander Luiz Silva – é proprietária da Loja São José, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais de Ipatinga e o mais antigo comércio da Avenida 28 de Abril, no Centro da cidade.

Dona Lilá
Nascida no dia 19 de setembro de 1927 em Santana do Paraíso, Edwiges Selim de Salles Bicalho, dona Lilá, chegou a Ipatinga em 1966, após ter estudado em Itabira e Ponte Nova. Filha de Selim José de Salles e Canuta Rosa, viúva de José Ferreira Bicalho, teve seis filhos – Giselda, Robson, Reuber, Rilson, Gesilda e Rainer. Se preparou nos cursos de graduação em Administração Escolar, Inspeção Escolar, Orientação Educacional e Vocacional. Também é licenciada para a regência de aulas no Ensino Médio no Curso de Formação de Professores, nas disciplinas de Didática, Psicologia, Filosofia, História da Educação e Estrutura de Ensino. Dona Lilá foi educadora nas redes estadual, municipal e particular de ensino, como professora, orientadora educacional e vocacional, diretora, inspetora e superintendente regional de ensino. É uma pioneira em Ipatinga.