CIRCUITO COMUNIDADE LEVA FOLIA SOLIDÁRIA PARA O ESPERANÇA

A Folia Solidária do Circuito Comunidade vai passar pelo bairro Esperança, em Ipatinga, no próximo domingo (21/02), das 9h às 11h. A ação da Usiminas e do Instituto Usiminas, que leva atrações culturais aos domingos a bordo de um minitrio elétrico pelas ruas da cidade, vai contar com um show instrumental de marchinhas de carnaval. Quem comanda a apresentação são os músicos da Orquestra de Câmara do Vale do Aço Keurvisonn Costa, no trompete, e Jansley Nascimento, no trombone.

A primeira rodada da Folia Solidária foi no último domingo (14/02), no Bom Jardim, com grande sucesso de público e de doações, alcançando mais de 700 pessoas. Foram arrecadados 72kg de alimentos não perecíveis, em troca de 80 mudas de árvores cultivadas no Viveiro de Mudas da Usiminas. O Circuito Comunidade integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas que tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Quando o Circuito Comunidade passar, os moradores do bairro Esperança terão a oportunidade de participar da ação solidária, trocando 1kg de alimentos não perecíveis por mudas de árvores. As doações serão revertidas para o Banco de Alimentos de Ipatinga, que beneficia famílias e entidades sociais do município.

O Circuito Comunidade foi lançado em 2020 como alternativa para levar alegria, cultura e arte para as comunidades durante a pandemia. A iniciativa já alcançou mais de 30 mil pessoas, arrecadando 1 tonelada de alimentos não perecíveis, que foram doados a entidades do Vale do Aço. Também foram distribuídas mais de 6 mil mudas de árvores para as comunidades nas cidades onde o projeto foi realizado, Ipatinga, Itatiaiuçu, Itaúnas, em Minas Gerais, e Cubatão, em São Paulo.

Arte virtual

O Em Casa com o Instituto Usiminas exibe novamente o vídeo “Arte para Terceira Idade – Histórias e Modas de Viola”, nesta sexta-feira (19/02). Os irmãos Carmelinda e Zé Antônio, personagens de Daniela Alves e Junio Endrik, do Dama Espaço Cultural, matam a saudade do passado com histórias da vida na roça, fogão à lenha e medo de assombração, tocando umas antigas modas de viola.

 

keyboard_arrow_up