CIRCO SESI CHEGA AO VALE DO AÇO

Circo SESI chega ao Vale do Aço com proposta de formação diferenciada aos industriários da região

As apresentações tecnológicas unem informação, cultura e entretenimento; até abril de 2017 serão realizados 230 espetáculos para industriários de todo o estado

Com proposta inovadora e tecnológica, o Circo SESI promove gratuitamente no Vale do Aço, até o dia 23 de dezembro, uma ação de formação diferenciada para aos industriários da região. Unindo informação, cultura e entretenimento, o projeto aborda o tema “Segurança e Saúde no Trabalho” (SST) apresentando o conteúdo de maneira única, capaz de conquistar os industriários e promover o aprendizado de forma divertida. Projeto do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais e realizado por meio do SESI – Serviço Social da Indústria, o Circo SESI promove a vivência e reforça a missão do SESI em agir para mudar o atual cenário de doenças e acidentes no trabalho.

Utilizando-se de arte digital, a ação acontece na forma de intervenção artística e traz em seus roteiros elementos do circo, teatro e música juntamente com a informação necessária à formação do industrial. Atraído pela forma de apresentação, o trabalhador adota uma postura mais atenta diante das informações passadas. Nessa edição, o Circo SESI aborda temas como ergonomia, acidentes de membros superiores, segurança em máquinas e equipamentos, sinalização de segurança, uso do celular no ambiente de trabalho, importância da organização no processo produtivo e doenças psicossociais.

Inovando e atualizando-se constantemente, o Circo SESI está em seu terceiro ano de trabalho. Nesse período foram mais de 920 apresentações contemplando 168 mil pessoas em 136 diferentes cidades mineiras. Mais de 525 indústrias foram atendidas e quase 60 mil industriários comtemplados. Resultante dessa ação é possível observar impactos de natureza social e econômica, pois ao elevar o nível de compreensão das normas que regem o ambiente de quem trabalha no setor industrial e seus familiares, contribuímos para a melhoria da qualidade de vida, além de estimular ações que reforçam uma gestão socialmente responsável.

Circo SESI

Doenças e acidentes no trabalho geram graves consequências à vida dos industriários e abalam estruturas familiares e das indústrias. As empresas adotam programas e ferramentas de qualificação e o Circo SESI age humanizando o conhecimento, aproximando a linguagem e reforçando as mensagens aos industriários. Com o foco sempre voltado para a temática de Segurança e Saúde no Trabalho, o projeto ainda aborda outros temas tangentes ao setor industrial.

Para construir um conteúdo inteiramente comprometido com as normas de segurança e saúde no trabalho, os roteiros do Circo SESI e sua criação cênica são elaborados a partir de consultorias com técnicos de SST do Sistema FIEMG. Preocupados em aproximar ao máximo cada montagem à realidade do industriário, os figurinos são elaborados a partir de equipamentos da rotina desse trabalhador. Por trás da construção dos roteiros, figurinos, músicas e vídeos, o projeto realiza também vasta pesquisa que inclui linguagem, referências culturais e até modelos mentais.

Programação Vale do Aço:

13/dez
7h30
Belo Oriente
GNV Mecânica e Prestação de Serviços
13/dez
16h
Ipatinga
Sankyu SA
15/dez
07h
Coronel Fabriciano
Magnesita
15/dez
16h
Antônio Dias
Bemisa
19/dez
07h
João Monlevade
Arcelor Mittal
19/dez
15h30
Santa Bárbara
Mineração Serras do Oeste (Jaguar Mining)
20/dez
12h
Barão de Cocais
Gerdau
21/dez
7h
João Monlevade
Sartori Serviços
22/dez
15h
Jaguaraçu
Matadouro e Frigorífico Paladar
23/dez
7h30
Santana do Paraíso
Orthoflex
23/dez
14h30
Santana do Paraíso
Vital Engenharia (Quadra do Centro de Educação Ambiental)