CÊNIKA EVENTOS E PARCERIAS COM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA

O Vale do Aço, celeiro da produção cultural do estado, possui muitos produtores culturais de referência em Minas Gerais e no Brasil. Grandes eventos mineiros acontecem aqui, geridos por estes produtores. Daí a necessidade dos artistas fazerem parcerias com estes produtores para que possam ampliar seus trabalhos artísticos.

A Cênika Eventos é parte destes profissionais que se dedicam a estudar e pesquisar leis e editais, estudar o mercado cultural e propor novas ideias para novos projetos e eventos. Assim, quando um artista projeta sua carreira a nível nacional é comum que o mesmo contrate um produtor para cuidar desta área.

Como gestora do projeto Seminaluz, a Cênika Eventos, vem atuando na gestão de carreira de artistas locais e está aberta a parcerias para contribuir com as produções destes artistas.

Fundada em 2011 pelo Iluminador cênico e Idealizador do Seminaluz, Morrison Deolli, a produtora, atende ao mercado artístico/cultural e corporativo, com serviços e soluções em áudio profissional, iluminação cênica, cenografia e produção cultural no Leste de Minas Gerais.  Focando no mercado cultural e corporativo, a Cênika, nestes 10 anos de existência, presta suporte técnico a eventos na Fundação Aperam Acesita e no Centro Cultural Usiminas. Em seu portfólio estão grandes projetos como iluminação da fachada e Cantata de Natal da Fundação Aperam Acesita desde 2011, iluminação do Setembro Amarelo nas fachadas das estações da Vale, projeto de iluminação natalina do Parque Ipanema em 2019, projeto Seminaluz e diversos projetos de iluminação para artistas do Vale do Aço.

Em 2019 iniciou a gestão de carreira do jovem cantor mineiro Hyuri Luna, que já conta com cinco projetos aprovados em menos de um ano de parceria. O primeiro foi em 2019 na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o ‘Hyuri Luna Turnê, A Viola e a Estrada’  que pretende circular com seu show por oito cidades mineiras de tradição em festas populares levando música de raiz sertaneja. Este projeto está em fase de captação com empresas da região, através do ICMS.

O artista Hyuri Luna, destaca que este projeto será essencial para que ele possa levar seu trabalho para outras cidades e ampliar sua carreira artística no estado de Minas Gerais e até, quem sabe, ultrapassar as fronteiras do estado. Outro edital em que Hyuri foi contemplado devido ao trabalho da produtora Cênika Eventos é o edital de culturas populares do FEC – Fundo Estadual de Cultura, onde o cantor teve dois projetos aprovados, “Rodas de Viola – Intervenções Urbanas”  e “Mostra de Violeiros do Vale do Aço”, este último no valor de R$ 25.000,00 (Vinte e cinco mil reais). Hyuri Luna foi o único músico do vale do Aço a ser contemplado neste edital.

Para o Edital ENARTCicinho, do Hibridus Dança, o artista preparou um musical infantil com viola caipira, fazendo releituras de clássicos infantis da MPB. Já no edital Arte Salva o projeto  ‘Viola Caipira -Tradição e Contemporaneidade’ também foi contemplado e irá receber R$ 1.900,00 (Hum mil e novecentos reais) para apresentação de um vídeo de 20 minutos. Todos estes editais sendo amparados pela parceria junto a Cênika Eventos, além de produção e participação em Lives,  o que irá fortalecer a carreira de Hyuri e abrir novas possibilidades.

Outros artistas também firmaram parceria com a Cênika Eventos e tiveram seus projetos aprovados nos editais aos quais se inscreveram como no edital Arte Salva, onde a produtora elaborou mais três projetos que foram aprovados: “Por detrás das Mariposas” do ator Adilson Mariano, “Charles D’or – Piano e Voz”,  do cantor Charles D’or e o projeto “O Técnico de Eventos como Empreendedor Cultural”, do produtor e iluminador Morrison Deolli.

Cada edital é específico e por isto é importante saber em qual se enquadrar e como criar um projeto para ser aprovado. Com experiência de gestão na área cultural e de eventos, Morrison Deolli promove o Seminaluz desde 2005 e já captou mais de 1.000.000,00 (um milhão de reais) em projetos culturais e afirma que os artistas precisam do apoio de produtores e gestores para que sua arte possa ter amparo financeiro. A parte de produção e captação de recursos exige tempo, dedicação e burocracias que podem atrapalhar o artista tirando-o de seu foco.

Em tempos de pandemia uma das únicas formas de respiro para os artistas é enviar projetos para editais públicos e privados e desenvolver conteúdo em lives e vídeos.  A Cênika criou uma estrutura para auxiliar os artistas/agentes culturais neste momento de forma a elaborar projetos junto a estes e buscar novas formas de monetização, visto que os eventos presenciais ainda estão proibidos por gerarem aglomeração.

 

cenika@cenika.com.br www.cenika.com.br  31 987550596