CENIBRA RECEBE PRÊMIO POR EXCELÊNCIA EM SEGURANÇA

A CENIBRA foi agraciada com um prêmio concedido pela Oji Holdings Corporation, acionista majoritária da empresa, em função dos bons resultados em Segurança do Trabalho na Área Florestal.
A CENIBRA, comprometida com a segurança e a saúde dos empregados e dos prestadores de serviços, desenvolve ferramentas e práticas de segurança que direcionam para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Essas ações fortalecem o Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional e atendem aos princípios das certificações de manejo florestal sustentável Cerflor e FSC. A CENIBRA, para fortalecimento da cultura de segurança, incentiva e valoriza as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho Rural (CIPATR) e dos Comitês de Segurança e Saúde Ocupacional.
Para alinhamento das boas práticas de segurança e saúde ocupacional, os empregados prestadores de serviços também são incentivados e convidados a participar desses comitês e comissões formais, visando a meta zero acidente. Os comitês realizam reuniões periódicas para avaliação das ocorrências de acidentes do trabalho, para estabelecimento de medidas preventivas e corretivas e melhoria das condições de segurança e saúde dos empregados próprios e prestadores de serviços nas atividades da Empresa. São assessorados pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo Serviço Especializado de Segurança e Saúde no Trabalho (SESTR). Todas as ações de seguran ça e saúde ocupacional implantadas nos processos industrial e florestal contam com o apoio da alta administração por meio do Comitê Executivo de Segurança e Saúde Ocupacional, constituído pelos gestores das áreas florestal, industrial, recursos humanos e qualidade e meio ambiente.
“A Empresa realiza investimentos e diversas ações com o objetivo de proporcionar infraestrutura adequada e de conscientizar os empregados sobre a importância da saúde como um valor individual. Para alcançar com excelência a satisfação individual e coletiva, é necessário além de determinação, planejamento e competência, que todos tenham a Saúde e a Segurança como valores básicos. O comportamento seguro deve ser um gesto natural de todo trabalhador. Todo profissional deve ter a convicção de que suas atividades são fundamentais para o sucesso da organização em que trabalha e, sobretudo, para contribuir com o bem-estar social. A redução das ocorrências de incidentes e acidentes depende principalmente das atitudes e práticas seguras dos empregados no dia a dia. Além de respeitar e cumprir todas as normas e os procedimentos é fundamental o espírito de equipe para estabelecer um ambiente de trabalho seguro. Todos devem ter os princípios de segurança e saúde no trabalho como regras essenciais. O Acidente Zero é consequência de diversas ações como a utilização correta dos Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, a execução das atividades conforme treinamento, Diálogos de Segurança e Análises Prevencionistas, bem como a organização e a cordialidade no ambiente de trabalho” declara o Diretor-Presidente, Naohiro Doi.