CENIBRA: PROJETOS SOCIAIS EM BELO ORIENTE SÃO DESENVOLVIDOS PELO EFG NEJ

Implantado na Escola Municipal Francisco Gonçalves de Brito em agosto desse ano, em Belo Oriente, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ) do Sebrae já começa a dar frutos. Os oitenta estudantes do curso técnico em Administração têm participado do Projeto Legado Empreendedor, programa de empreendedorismo com foco no desenvolvimento social, que está sendo realizado em quatro instituições da cidade: APAE (Córrego Bom Jardim), Escola Municipal Educação Criativa (Cachoeira Escura), Escola Municipal Boachá (Brauninha) e Escola Municipal Infantil Lua de Cristal (Novo Oriente).

O Legado Empreendedor tem o objetivo de elaborar e desenvolver projetos sociais junto à comunidade, aos empresários e ao poder público, visando à melhoria das comunidades nas quais se inserem. “Nosso foco é fazer com que os estudantes compreendam a importância do desenvolvimento de projetos sociais para melhorar o ambiente e desenvolver em si competências empreendedoras, assumindo, assim, uma postura de agente transformador diante das causas sociais”, destaca Delma Hespanhol Leblanck, professora responsável pelo projeto.

De acordo com ela, as instituições foram escolhidas pelos próprios alunos e o trabalho está sendo desenvolvido desde o começo de setembro. “O papel do Projeto Legado é transformar vidas! Em sala de aula, desenvolvemos em conjunto com os alunos diversas competências empreendedoras como planejamento, visão, proatividade, trabalho em equipe, otimismo e perseverança. A partir daí, eles conseguiram enxergar nas instituições escolhidas algo que ainda não tinha sido feito e que poderia trazer grandes contribuições para a vida das pessoas envolvidas”, ressalta.

Segundo a professora, o projeto tem como missão construir um mundo melhor e desenvolver nos estudantes do NEJ o lado empreendedor na sua forma mais nobre. Dentre as ações desenvolvidas pelos alunos nas quatro instituições, estão: pintura de muros e salas, reformas de bibliotecas e parques e também arrecadação de livros infantis.

Para a analista do Sebrae Minas, Larissa Mafra, o Legado Empreendedor desenvolve nos estudantes duas principais habilidades: coragem e perseverança. “Coragem para focar nas soluções e não nos problemas, e perseverança para entender que você nunca perde: ou você ganha, ou você aprende”.

Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (EFG NEJ)

O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), em parceria com o Governo de Minas, e nasceu com a proposta de formar jovens na área de gestão de empresas, desenvolvendo competências empreendedoras e conhecimentos de administração.

Em Belo Oriente, é realizado pelo Sebrae Minas em parceria com a Cenibra, a Prefeitura de Belo Oriente, a União Brasileira de Educação Católica (UBEC) e a Associação Comercial de Belo Oriente