CENIBRA: INTEGRAÇÃO EM PROL DA VIDA

A CENIBRA e as Empresas Prestadoras de Serviços dos processos Florestal e Industrial realizaram em julho deste ano a 21ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT Integrada). As atividades consistiram em palestras, apresentações artísticas e concurso de paródia, tendo como tema: Consciência e comportamento pela preservação da vida.
A SIPAT é realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da CENIBRA e das Empresas Prestadoras de Serviços. O objetivo é sensibilizar e conscientizar os mais de 7 mil empregados sobre as práticas de ações seguras no desempenho das atividades no dia a dia. Na fábrica, durante a semana, os empregados se reúnem para participar das atividades no galpão de expedição de celulose. No campo, a SIPAT é planejada de forma a atender 100% dos trabalhadores das três regionais florestais, com deslocamento mínimo da frente de trabalho. Para isso, as ações são segmentadas em 18 eventos.
Os diferenciais da SIPAT da CENIBRA são os instrumentos de integração para promover a reflexão e valorizaç ão de prestadores de serviços e empregados. Todos os anos, cada empresa participante elege seu Destaque em Segurança; um empregado que atende a critérios de comportamento e cumprimento de procedimentos segurança. Após definiç ão, eles são premiados no último dia da SIPAT. Para promover a segurança e a saúde ocupacional como valores inerentes ao cotidiano, a SIPAT ainda promove um concurso de paródias que há mais de 10 anos é um sucesso. Nele, os participantes adaptam canções transformando as letras em mensagens de valorização do comportamento e práticas seguras. Os vencedores são escolhidos por voto após a apresentação.
A CENIBRA, comprometida com a segurança e a saúde dos empregados e dos prestadores de serviços, realiza investimentos e diversas ações com o objetivo de proporcionar infraestrutura adequada, além de desenvolver ferramentas e práticas para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. Essas ações fortalecem o Sistema de Segurança e Saúde Ocupacional e atendem aos princípios das certificações de manejo florestal sustentável.
Durante a SIPAT, os empregados são estimulados a refletir sobre a segurança e saúde ocupacional como instrumentos não apenas de garantia de produtividade, mas de melhoria da qualidade de vida, contribuindo para o trabalho em equipe. O Diretor Industrial e Técnico, Róbinson Félix reforçou durante sua fala aos empregados a importância do comportamento seguro. O Diretor-Presidente, em sua mensagem gravada e exibida para os empregados do campo e em seu pronunciamento de encerramento da SIPAT na unidade industrial, reforçou que a mudança de hábito é um fator cultural, resultado das escolhas diárias de cada um. Portanto, antes de iniciar uma jornada de trabalho, todos devem renovar e incorporar os compromissos com os sonhos e ideais; e especialmente com a vida.
“O trabalho conduzido de maneira ética e responsável nos torna dignos de nossas conquistas. Dessa forma, não tenho dúvidas de que os princípios de segurança e saúde no trabalho precisam estar inerentes a cada ação realizada. O Acidente Zero é resultado direto da utilização correta de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva, das Análises Prevencionistas, dos Diálogos de Segurança, dos Registros de Quase Acidente e Condição de Perigo, bem como a atenção aos procedimentos” conclui o Diretor-Presidente Naohiro Doi.