CENIBRA E UNILESTE: PARCERIA PELAS NASCENTES

Na última semana a CENIBRA e o UnilesteMG renovaram parceria para recuperação e proteção de nascentes na Área de Proteção Ambiental do Ipanema (APA). O objetivo é, juntamente com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do UnilesteMG, desenvolver um trabalho nas áreas de reserva e preservação permanente do ribeirão Ipanema e afluentes do Projeto florestal Ipanema, em áreas da CENIBRA.
A parceria, iniciada em 2003, já promoveu o plantio de mais de 5.000 mudas de árvores nativas às margens do Ribeirão Ipanema. Os trabalhos realizados consistem em estudos, monitoramentos e projetos de preservação que contemplam atividades de tratamentos silviculturais (eliminação de ervas e gramíneas invasoras, adubação e controle de formigas cortadeiras), bem como o plantio de nativas. A previsão de plantio de esp écie nativas para 2016 e 2017 é de mais 5 mil mudas.
A APA Ipanema foi criada para proteção da biodiversidade do município de Ipatinga. A APA compreende uma área de 94 quilômetros quadrados. Abrange a bacia hidrográfica do Ribeirão Ipanema, considerando todo o seu conjunto afluente até a porção jusante da foz do Córrego Santa Cruz e Córrego Limoeiro.
Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos pela CENIBRA em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Os resultados destes monitoramentos são considerados no planejamento das atividades operacionais, bem como na definição de estratégias de conservação e proteção do patrimônio natural da Empresa, composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas. Esta área (maior do que os 20% exigidos por Lei – Código Florestal) é povoada por uma rica fauna silvestre e conta com inúmeros lagos e cursos d’ água. Estas áreas abrigam mais de 4.500 nascentes, que fornecem água para as comunidades vizinhas da CENIBRA, bem como mantém a biodiversidade das áreas. As áreas da Empresa produzem mais água do que o processo de fabricação de celulose necessita, caracterizando assim um balanço favorável à disponibilidade hídrica.