CENIBRA: DIA DA ÁRVORE EVOCA REFLEXÕES

Amanhã, 24/9, a partir das 8 horas, no Parque Multifuncional de Belo Oriente, o Instituto CENIBRA promoverá diversas ações alusivas ao Dia Mundial da Árvore – comemorado dia 21 de Setembro.
A programação contará com atividades recreativas (desenhos, atletismo, abraços grátis), apresentações das escolas, plantio de árvores, show de mágica e peça teatral. A estimativa de p úblico é de 600 pessoas, entre alunos, professores e demais moradores de comunidades de Belo Oriente.
8 horas – Apresentação das Escolas presentes ao evento
9 horas – Atividades recreativas pela Equipe Próspera
10 horas – Plantio de 7 arvores (Uma por escola participante)
10h15 – Show do Mágico
11 horas – Peça teatral “O menino e a árvore” pela Cia.Trupe da Alegria
12 horas – Encerramento

O Brasil é o país em que o setor de árvores plantadas mais protege áreas naturais. Em 2015, para cada hectare plantado com árvores para fins industriais, havia cerca de 0,7 hectare destinado a preservação. O país lidera o ranking global de produtividade florestal. Com uma área total de 7,8 milhões de hectares de árvores plantadas, o setor é responsável por 91% de toda a madeira produzida para fins industriais no Brasil. Por meio de plantios em mosaicos, em que florestas naturais se intercalam com árvores plantadas, evita-se a desconstrução de habitats naturais, protegendo assim a biodiversidade e o livre trânsito de animais; preserva-se o solo e as nascentes de rios; recuperam-se áreas degradadas; gera-se energia renovável e reduz-se emissões de gases causadores do efeito estufa.

A CENIBRA maneja uma área de 254 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros.
Na foto, parte das ações implementadas pelo Instituto Cenibra como parte do Dia Mundial da Árvore.