CENIBRA CONQUISTA PRÊMIO DE CCQ

Nessa quarta-feira, 28/6, o grupo de CCQ Sensação da CENIBRA conquistou o 3º lugar na 26ª Convenção de CCQ, em Belo Horizonte. A Convenção é uma realização da União Brasileira para a Qualidade (UBQ) e tem como objetivo reconhecer e divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos grupos de CCQ nas empresas.

O Grupo Sensação é composto pelos empregados do DEPSU-A: Adeferson Fauro, Leandro Guimarães, Edeil Júnior, Benedito de Assis, Miguel Pontes e Kennedy Talles e apresentou o Projeto “Otimização no Processo de Abastecimento de Herbicida”.

O Projeto
A aplicação manual de herbicida é uma atividade da silvicultura realizada ao longo do ano, intensificando-se no período chuvoso, em virtude das maiores taxas de crescimento do mato competição.

Atualmente, o atendimento de herbicidas para demanda das regionais é feito por meio do carregamento manual dos galões, no Almoxarifado (Viveiro – Belo Oriente). Os caminhões já abastecidos com água chegam ao almoxarifado para o carregamento dos galões de herbicidas necessários para que a calda seja preparada no campo.
Após o calculo da quantidade necessária de herbicida para o determinado volume de água carregado em cada caminhão, o empregado disponibiliza os galões manualmente para finalizar o processo de carregamento. Possível variação na dosagem do produto por causa das ferramentas utilizadas no processo atual, conforme o calculo para aplicação. A sobra do produto nos galões ocasiona a dificuldade do controle físico do herbicida.

No campo onde acontece a dosagem da calda, os responsáveis pelo preparo sofrem um desgaste físico, com risco de queda tanto dos galões de herbicidas quanto dos empregados. Em virtude do volume de galões gerados na atividade, há a possibilidade da perda da tampa ou rótulo e perfurações nos galões vazios, ocasionando a ineficiência na tríplice lavagem.

Após a realização de todo o processo para descarte, os galões vazios são destinados às empresas credenciadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, gerando custo frequente com toda logística referente à devolução.

Alternativas para solucionar o problema

• Instalação de Bug tanque de 20.000 litros.
• Criação de uma plataforma de abastecimento.
• Armazenar calda pronta na sede da regional.

Soluções Implementadas
Reutilização de materiais próprios para confecção de uma plataforma de abastecimento em cada sede das regionais, utilizando-se recipientes de 1000 L, gerando uma redução na geração de embalagens, redução de custos com frete e tempo de preparo da calda, maior precisão volumétrica na dosagem para preparação da calda.

Ganhos Obtidos

Com a implantação do projeto nas regionais, obtivemos ganhos em qualidade do produto, atendimento da calda no campo, redução de contaminação do solo em relação ao meio ambiente, segurança ao retirar do campo os objetos cortantes necessários para realização da tríplice

A Convenção

Equipes de alta performance de todo o Brasil participaram no dia 28 de Junho do maior evento de casos práticos de sucesso da área da Qualidade do País.
O GRANDE ENCONTRO, organizado anualmente pela UBQ, é consagrado como um dos principais espaços no campo da gestão empresarial para troca de conhecimento entre grandes líderes da área da qualidade, proporcionando debates e troca de ideias, experiências e conhecimento. Dentre os participantes, estarão líderes empresariais e equipes de diferentes segmentos e de variados setores organizados da sociedade civil brasileira. O evento já tem a tradição e reconhecimento por apresentar, anualmente, novas oportunidades que estimulam e desenvolvem ainda mais a capacidade produtiva e criativa dos presentes.