CENIBRA COMEMORA MÊS DO MEIO AMBIENTE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) a CENIBRA realiza durante todo o mês uma série de atividades internas e externas.

Nesta semana, foi realizada Blitz Educativa, em frente ao Viveiro Florestal. No dia 10/6 a CENIBRA participará das ações de educação ambiental durante o 18º Encontro dos Amigos da Lagoa Teobaldo (Antônio Dias), no horário das 13 às 16 horas.

A CENIBRA promoveu em Catas Altas uma Caminhada na Trilha Interpretativa do Vale das Borboletas. Participaram a Escola Municipal João XIII e Escola Municipal Agnes Pereira Machado do município de Catas Altas. Foram 135 estudantes que puderam conhecer esta área de preservação da CENIBRA.

O Vale das Borboletas é uma área de 63,65 hectares, formada por riachos de águas límpidas, poços naturais e uma rica fauna e flora. Em determinadas épocas do ano, ou em momentos de sol intenso, é possível avistar dezenas de tipos de borboletas. A conservação e proteção da biodiversidade é uma das prioridades da estratégia de sustentabilidade da CENIBRA. As iniciativas de promoção da educação ambiental são ações efetivas de transformação da consciência crítica no relacionamento com o meio ambiente de forma a garantir a perenidade dos recursos sem comprometer o desenvolvimento. No local, é possível observar a presença de espécies de liquens. Estes são associações mutualísticas entre micro-organismos fotossintéticos (algas verdes ou cianobactérias) e fungos. Os liquens (cor vermelha, amarela e verde) funcionam como bioindicadores da qualidade do ar, pois sua existência no ambiente indica baixa poluição. Ocorrem em troncos de árvores, em pedras.

No dia 22/6, quinta-feira, os empregados visitarão o Parque Multifuncional, em Cachoeira Escura.

Na fábrica, empregados participam de uma exposição das ações ambientais desenvolvidas pela CENIBRA na recuperação de áreas degradadas, recursos hídricos e projetos de monitoramento da fauna e flora. O CENIBRA Móvel estará presente próximo ao local da Exposição, exibindo filmes curta-metragem em animação com temas ambientais. Haver á também uma feira dos produtos do Grupo de Artesãs de Cachoeira Escura (GRACE). São peças artesanais produzidas com o resíduo de fibra de celulose. Será realizada a tradicional distribuição de mudas de espécie nativas, em troca de uma caixa de leite, que serão doados a entidades assistências pelo instituto CENIBRA.

Os empregados participarão também de um concurso interno de fotografias. Desde 2007, a empresa distribui mudas produzidas no Jardim Ornamental da CENIBRA, durante o Mês de Junho. Este ano, as fotografias serão produzidas pelos empregados que já receberam essas mudas e que foram plantadas nos jardins das casas residenciais, chácaras ou sítios. Para os empregados das regionais florestais, o concurso de fotografias terá o tema “Belezas Naturais nos Municípios de atuação da CENIBRA”.

Os empregados receberam uma bisnaga de mel, resultado da parceria do Instituto CENIBRA e Associações de Apicultores, e uma semente que poderá ser plantada.

Na foto, estudantes se integram ao meio ambiente no Vale das Borboletas