CENIBRA 42 ANOS


Empresa  promove evento de confraternização para empregados
FOTO_ PAULO SÉRGIO DE OLIVEIRA WEB cópia
A Diretoria da CENIBRA acredita que a comemoração do aniversário é um momento de confraternização e reconhecimento do empenho, competência e dedicação dos empregados, que contribuem cada vez mais para o crescimento da Empresa. Assim, para comemorar os 42 anos, a empresa oferecerá aos empregados um almoço com show musical na próxima sexta-feira, dia 28/8. Os empregados com 10, 20, 30 e 40 anos de Empresa participarão de um baile de homenagens no sábado, dia 27/8, no Clube Morro do Pilar, em Ipatinga. Aos empregados das regionais florestais será oferecido um almoço, conforme agenda: 2/9 Guanhães; 3/9 Santa Bárbara; 4/9 Cocais; 9/9 Nova Era; 10 e 11/9 Regional Rio Doce. 

Uma organização de excelência evoca sustentabilidade em todos os aspectos. Este é o cerne da história da Celulose Nipo-Brasileira S. A. – CENIBRA, que há 42 anos mantém o equilíbrio entre a produção de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto de alta qualidade, a conservação dos recursos naturais, a valorização do ser humano e o desenvolvimento econômico. O controle acionário da empresa pertence à Japan Brazil Paper and Pulp Resources Development Co., Ltd. – JBP, um grupo de empresas japonesas com experiência e expressiva interação com o Brasil.

Fundada em 13 de setembro de 1973, no município de Belo Oriente, a CENIBRA atua em 54 municípios. Trata-se de uma área de 254 mil hectares, sendo 51% de plantio de eucalipto; 41% de área de Preservação Permanente e Floresta Nativa; e o restante em áreas destinadas para infraestrutura e outros. O manejo praticado pela CENIBRA promove a preservação ambiental e utilização responsável dos recursos naturais.

A qualidade e eficiência dos processos da empresa são atestadas pelos resultados obtidos, prêmios recebidos e certificações conquistadas. A CENIBRA é certificada de acordo com as normas ISO 9001 / ISO 14001 / ISO IEC 17.025 e possui as certificações do Forest Stewardship Council – FSC e do Programa Nacional de Certificação Florestal (CERFLOR). Tratam-se de organizações independentes que estabelecem os princípios e critérios de manejo florestal sustentável.

Com a visão de ser uma empresa perene e admirada por todos, a CENIBRA mantém uma quadro de profissionais qualificados, motivados e integrados à cultura da Empresa, fazendo do cumprimento de normas e diretrizes um gesto natural. Dentre os fatores que contribuem para a construção deste clima organizacional estão: a política de remuneração, programa de treinamento, ações para manutenção e preservação da saúde de empregados e familiares, planejamento familiar, reembolso educacional, previdência privada, alimentação e transporte subsidiados, bem como distribuição de material escolar para filhos de empregados.

Cidadania é a consequência natural das ações das pessoas e instituições de bem; conscientes dos valores fundamentais a vida. A Empresa, por meio das diversas iniciativas do Instituto CENIBRA, busca consolidar parcerias e realizar investimentos que promovam o desenvolvimento justo, com melhoria da qualidade de vida. Para isso, tem como parâmetros a análise da vocação cultural e econômica dos municípios de atua ção, alinhada com o Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). O Instituto promove mais de 30 Projetos Socioambientais que contemplam as áreas de educação, meio ambiente, inclusão digital, geração de trabalho e renda, capacitação profissional, produção cultural e cidadania.