BUSINESS: SEMINÁRIO DE PETRÓLEO, GÁS E ENERGIAS RENOVÁVEIS

Empresários da região reuniram-se nesta semana na FIEMG Regional Vale do Aço para participar do VII Seminário de Petróleo, Gás e Energias Renováveis, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Vale do Aço – Sindimiva. O evento contou com a presença de especialistas da área, que discutiram sobre as possibilidades da cadeia de produção do setor, vislumbrando a prospecção de novos negócios.

Para Carlos Afonso, presidente do Sindimiva, este Seminário “é um foco de resistência do setor metalmecânico frente às fortes crises econômicas que, sem dúvida, afetaram todos os investimentos das cadeias produtivas às quais somos transversais. Acreditamos que eventos como este estimulam os empresários, a fim de tornar o setor ainda mais competitivo”, disse Carlos.

O ex-diretor da área de exploração e produção de petróleo da Petrobras, Guilherme Estrella, palestrante do evento, acredita que o Vale do Aço possui toda a estrutura necessária para atender ao mercado de petróleo e gás. “As indústrias daqui têm extrema competência de contribuir, de maneira elevada, com projetos, fabricação de equipamentos, máquinas para atender a demanda do país na produção de petróleo”, afirmou.

Estrella acrescentou ainda que as demandas da indústria de energia em 2017 deve impactar positivamente a região. “Serão necessários investimentos nas unidades de produção e, principalmente, para o pré-sal brasileiro. De modo que isso exige uma participação grande da indústria metalmecânica, de automação industrial e transformação no geral”, acrescentou.

APL Vale do Aço

A estruturação da governança do APL Vale do Aço também foi tema do Seminário. De acordo com Vandete Mendonça, Coordenadora de Adensamento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI , a fase estruturação do APL foi consolidada, sendo que a ABDI concluiu seu trabalho entregando o plano de negócios do Centro de Excelência para o Vale do Aço. “Esperamos que o plano seja implementado, potencializando esta região que tem grande capacidade de desenvolvimento. Hoje venho anunciar a notícia de um edital que será aberto para APL’s com CNPJ regularizado submeterem projetos para obter recursos em 2017 e 2018, sendo o APL VA apto a participar.”, disse.

O Seminário de Petróleo, Gás e Energias Renováveis foi uma realização do Sindimiva em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) Regional Vale do Aço, Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico Vale do Aço.