BOAS PRÁTICAS COMERCIAIS

Os produtores locais da região que pretendem comercializar seus produtos no varejo participaram de um workshop com o tema “Boa Práticas Comerciais – Feiras e Exposições”, na tarde desta quinta-feira (09/05), em Ipatinga. Os interessados em expandir seus negócios lotaram a sala de atividades do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de se capacitarem para a seleção de produtos do Super Encontro Varejista – SEVAR Leste, que ocorrerá no fim deste mês na cidade.

Visando a participação de um número ainda maior de produtores de Ipatinga, a presidente da Comissão de Abastecimento, Indústria, Comércio, Agropecuária e Defesa do Consumidor, Cassinha Carvalho, apoiou a atividade que teve número recorde de participantes em seu 3º ano de realização no Vale do Aço.

“Em minha última visita ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado, atendi prontamente ao pedido de auxiliar na articulação e envio dos convites ao público alvo. Fico muito feliz em ver esta sala cheia de produtores, sendo capacitados para evoluírem em seus negócios”, afirmou a vereadora.

Para a extensionista Bem-Estar Social da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater/MG), Alessandra Freitas, o sucesso do evento é gratificante para quem lida diariamente, principalmente, com o produtor rural. “Esta capacitação é muito importante para explicar ao pequeno produtor que ele também tem potencial para levar seu produto para o supermercado”, avalia.

SEVAR 2019

De acordo com a organização do evento, a participação no workshop é fundamental para conquistar uma vaga no SEVAR Leste, que acontece em Ipatinga nos dias 29 e 30 deste mês. Toda a programação é realizada pelo Governo do Estado de Minas Gerais em parceria com a Associação Mineira de Supermercados (AMIS) e Sebrae-MG e tem como objetivo aproximar pequenos produtores das grandes redes de varejo.

Na opinião da vereadora, incentivar a realização da feira na cidade é muito importante para estimular o comércio e a produção local. “Estamos em uma região de gente talentosa, que precisa deste estímulo para se profissionalizar. Mesmo que nem todos sejam selecionados para o evento deste ano, o workshop mostra os caminhos para estreitar o diálogo com os supermercadistas”, comenta Cassinha Carvalho.