BELO ORIENTE E CENIBRA: PROTOCOLO DE INTENÇÕES AVANÇA

O Protocolo de Intenções assinado em abril deste ano entre o Instituto CENIBRA e a Prefeitura Municipal de Belo Oriente apresenta os primeiros avanços, após uma série de reuniões técnicas para tratar dos eixos de atuação a que se propõe o documento.
Na área da Educação, ser á viabilizada por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura, a 3ª edição do “Projeto Criança que lê constrói uma sociedade melhor a cada página”. A iniciativa executará atividades ligadas às metas de educação do município de Belo Oriente, com o objetivo de proporcionar melhoria da qualidade do ensino e mensuração de resultados. Para isso, realizará capacitação do corpo técnico da rede pública de ensino, e envolverá pais de alunos na estruturação de processos e na implantação de soluções.
O projeto ainda distribuirá gratuitamente a coleção cultural – as minhas aventuras com lili e tedy, composta por 10 livros para ler, desenhar e colorir, fomentando a prática da pseudo leitura como tema transversal para o aluno da educação infantil e do 1 º ano do ensino fundamental das redes municipais de ensino. O objetivo é possibilitar às crianças contato com material cultural educativo que favoreça a conquista da autonomia por meio do autoconhecimento e entendimento das relações interpessoais, e da apropriação de técnicas psicossosiais constantes na coleção cultural que proporcionarão resultados positivos na sociedade; pois acredita-se que a criança educada num ambiente cultural é capaz de interferir positivamente na formação das gerações futuras.
Simultaneamente aos avanços constatados, uma Equipe Técnica tem dado continuidade aos estudos de ações referentes aos demais eixos de atuação do Protocolo de Intenções.
Histórico
Em abril, foi assinado o Protocolo de Intenções entre a Prefeitura de Belo Oriente e o Instituto CENIBRA. O documento visa a conjugação de esforços à implementação integrada de medidas que promovam o exercício da cidadania no município de Belo Oriente, no Distrito de Perpétuo Socorro (Cachoeira Escura), demais distritos e povoados.
Os eixos de atuação do Protocolo são:
1. Qualificação profissional,
2. Melhorias das condições das escolas,
3. Produção agrícola,
4. Capacitação da cadeia produtiva,
5. Segurança Pública

Construído de forma conjunta com a Prefeitura, o protocolo conta com uma equipe multidisciplinar e técnica da CENIBRA e da Comunidade para conduzir os trabalhos. A operacionalização das ações que sejam desdobramentos do acordo acontece por meio de reuniões periódicas, estudos, análises, e celebração de instrumentos específicos. Mais informações sobre o avanço das iniciativas serão divulgadas oportunamente.

Atenciosamente