ATOR CARIOCA ENCERRA OFICINAS CULTURAIS – TROCAS COLETIVAS EM IPATINGA

A terceira etapa do projeto Oficinas Culturais – Trocas Coletivas acontece de 11 a 14 de  julho, em Ipatinga, no Espaço Cultural Casa Laboratório. Dentro de sua proposta de promover intercâmbio com outros artistas e grupos que possam ajudar no aprimoramento técnico do fazer artístico, possibilitando uma inovação e melhoria dos trabalhos individuais e coletivos o projeto recebe Márcio Abreu com a oficina Dramaturgia, Performance e Processos Criativos.

Dramaturgo, diretor e ator, Márcio Abreu criou e integra a Companhia Brasileira de Teatro. Desenvolve projetos de pesquisa e criação de dramaturgia própria, releitura de clássicos e encenação de autores contemporâneos inéditos no país. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos recentes estão “Nós” e “Outros”, com o Grupo Galpão; “Vida”, “Oxigênio”, “PROJETO bRASIL” e “Preto”, com a Companhia Brasileira de Teatro. Em sua carreira recebeu inúmeros prêmios e indicações, entre eles o prêmio Bravo!; o prêmio Shell, o APCA, o prêmio Governador do Estado, no Paraná, o APTR e o Questão de Crítica. Em 2012 foi escolhido pelo jornal Folha de São Paulo como personalidade teatral do ano. Com ampla produção dramatúrgica, já foram publicados os textos “Nós” (Editora Javali), “MARÉ / PROJETO BRASIL” e “Nômades” (Editora Cobogó).

Na oficina Marcio compartilha o trabalho que vem desenvolvendo nos últimos anos, friccionando diversos campos do pensamento e da arte. Uma busca por experiências dramatúrgicas que redimensionem a presença do ator e questionem a palavra como instrumento de poder, para com isso expandir os sentidos sonoros e repensar o espaço como lugar de acontecimento, levantando questionamentos sobre essa sua busca. Por meio de sua orientação os alunos terão experiências individuais e coletivas de criação que dialoguem com o real, tenham inspiração em questões fundamentais do nosso tempo e se perguntem o que pode ser a dimensão política na arte hoje.

As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser feitas de 01 a 09 de julho, de 14 às 18h, pelo telefone (31) 98883 3142. O número de vagas é limitado e os interessados serão selecionados através de analise de currículos artísticos.  As aulas serão ministradas no Espaço Cultural Casa Laboratório – Shopping Vale do Aço – 2° piso – ao lado do cinema.

O projeto Oficina Culturais – Trocas Coletivas conta com o patrocínio da Usiminas e Incentivo do Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. A realização é de Rodolfo Belo com direção de produção de Claudinei de Souza. Informações e inscrições pelo telefone (31) 98883 3142, dineiator@gmail.com.

Contatos: Claudinei de Souza (31) 98883 3142

PROGRAMAÇÃO:

JULHO 2019 – Dias: 11 a 14 de Julho (quinta a domingo)

Oficina: Dramaturgia, Performance e Processos Criativos

Ministrante: Márcio Abreu – RJ

Número de Vagas: 25 (Selecionadas através de análise de currículo)

Local: Espaço Cultural Casa Laboratório (Shopping Vale do Aço – 2° piso – ao lado do Cinema)

Inscrições Gratuitas: 01 a 09 Julho de 14h as 18h

Informações: (31) 98883 3142 – dineiator@gmail.com – Claudinei de Souza