ATELIÊ DE HISTÓRIAS CRIATIVAS NO ENARTCINHO DE ARTES PRA CRIANÇAS

“Ateliê de Histórias Criativas”, de Rômulo Amaral, de Timóteo, é o terceiro vídeo da convocatória ENARTCinho de vídeos para criançada. Com o objetivo de trabalhar a criatividade das crianças, a partir da leitura de uma história e estimular os pequeninos a recriar um enredo contado por meio de desenhos, colagens, pinturas ou outras formas de expressão, será exibido no próximo domingo, dia 30 de agosto às 16h nos canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam, patrocinadora do projeto, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de MG.

A proposta da Convocatória ENARTCinho é, nestes tempos de pandemia, levar muita arte para criançada, e para toda família, além de contribuir com tantos artistas das regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, que tiveram suas atividades interrompidas devido ao isolamento social.

A iniciativa também integra as ações de cultura que compõem o projeto Aperam Bem Maior, que tem como objetivo continuar fomentando o tema, mesmo que de forma remota, entre crianças da comunidade, mas também como forma de valorizar os talentosos artistas que tiveram suas agendas canceladas em função da pandemia.

Rômulo Amaral

Jornalista por formação e artista por vocação atuando em diversas áreas das artes cênicas como figurino, cenário, produção e atuação se encontrando na caracterização e maquiagem, área que escolheu como ofício.

 Ateliê de Histórias Criativas

Uma atividade livre onde as crianças poderão fazer como quiserem, sozinhas ou com ajuda dos pais e familiares. O importante é que elas se divirtam e aprendam mais sobre a história que for contada. Durante a oficina criativa, serão trabalhados elementos como a formação das cores, mostrando para as crianças que a mistura das cores primárias (azul, vermelho e amarelo) formam outras cores, e que essas cores, formas e texturas podem transmitir sentimentos e sensações. Conceitos que têm estudando no visagismo e experimentado na maquiagem e caracterização de personagens, mas que será explorado de forma mais intuitiva, livre e divertida junto às crianças.

Como parte do processo de criação será inserido na história contada o uso de materiais que podem ser encontrados nos jardins, como folhas secas, árvores, plantas e adicionando um elemento surpresa: a tinta neon, material que desperta interesse e que surpreende as crianças, já que ao usar a luz negra, os objetos ou materiais pintados com essa tinta reagem e acendem, criando algo mágico.

ENARTCinho

O ENARTCinho é um desdobramento do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – que tem suas ações voltadas para as infâncias. ENARTCi, que está em sua 14ª edição, tecnicamente seria sigla de Encontro de Artes Cênicas de Ipatinga, mas em razão das condições de sustentabilidade ele se voltou quase que exclusivamente à dança. A tal sigla acabou virando nome próprio. A 14ª edição demonstra a consolidação de um novo espaço conceitual que vem atraindo as tribos da dança contemporânea. Mais do que um festival, esse espaço pretende ser movimento.

O objetivo é juntar artistas e grupos, cujas inquietações mostram parentesco, permitindo-lhes trocar ideias práticas e por aí vai. Em virtude da pandemia do Covid-19, que assola o país e o mundo, e com a orientação de isolamento social para reduzir o contágio, para esta edição, lançamos uma convocatória para profissionais do setor cultural da região do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha oferecendo atividades artístico-culturais online adulto e para as crianças, nos meses de abril à novembro de 2020, mediante pagamento de prêmio para cada artista. Neste momento o projeta volta o olhar, de forma mais urgente, para estes artistas, maioria dos quais se encontram, por razões óbvias ligadas ao isolamento social, sem condições formais de trabalho. Assim, o Hibridus contribui para que novas oportunidades de monetização aconteçam neste momento de dificuldades impostas pela crise sanitária mundial e para que circulem mais ofertas de qualidade para ampliação de conhecimento.

Realizado pelo Hibridus Dança, o evento tem idealização e coordenação geral de Luciano Botelho e Wenderson Godoi que também assinam a curadoria.

 

Serviço

O vídeo “Ateliê de Histórias Criativas” será exibido dia 30 de agosto, domingo, às 16h nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil e no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 18h30 acontecerá uma live com Rômulo Amaral, pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.

Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos às 16h até o dia 01 de novembro.

Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do

Hibridus Dança: https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg

e da Aperam No Brasil:  https://www.youtube.com/user/aperambrmais

 

Para maiores esclarecimentos

 

E-mail: hibridus@hibridus.com.br

 

site www.hibridus.com.br

 

WhatsApp: (31) 98551-3323

 

Curadoria e direção artística: Wenderson Godoi

 

Curadoria e coordenação de comunicação: Luciano Botelho

 

 

A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países.