ARTESÃOS SE UNEM EM LOJA COLABORATIVA EM IPATINGA

Um grupo de artesão do Vale do Aço se uniu para lançar uma loja colaborativa em Ipatinga. A inauguração aconteceu no sábado-5 de outubro na Avenida Macapá, 105, no bairro Veneza. A Arte Lab é chamada de colaborativa porque foi criada a partir de uma tendência de mercado, cada vez mais utilizada e difundida atualmente. Esse tipo de loja implica em uma economia na qual os bens e os serviços são obtidos de forma compartilhada pelas pessoas.

A iniciativa foi da arquiteta Débora Vieira de Carvalho, conhecida como Débora Vitorino. Esposa e mãe, ela se descobriu artesã num momento de reencontro consigo mesma. “Sempre tive afinidade com artes e decidi experimentar o crochê. Me apaixonei pela técnica e, sendo arquiteta, todo material residual que posso transformar em fio, se transforma em crochê e nas peça da minha marca”, resume Débora.

Ao conhecer outros artesãos e participar das feiras sazonais, sentiu necessidade de ter um espaço permanente no qual pudesse agregar outras pessoas e somar forças. “A Arte Lab era um projeto que se tornou realidade. Mais que uma loja, é um espaço de valorização do feito à mão, uma vitrine de micro e pequenos empresários locais. No local, também será possível oferecer oficinas e promover eventos”, acrescenta Débora.

Quem faz parte

A Arte Lab é formada por 22 diferentes empreendedores das áreas de decoração, moda, acessórios, cuidados pessoais e produtos gourmet. A empreendedora Patrícia Almeida fabrica e vende acessórios infantis em Timóteo. Apesar de ter muitas clientes em Ipatinga, a logística da entrega dos produtos causava morosidade e gastos extras. “Ter a oportunidade de dividir um espaço com outros artesãos, em Ipatinga, sem os elevados custos de manutenção de uma loja, vai potencializar minhas vendas, gerar mais visibilidade aos meus produtos e alcançar mais clientes. A loja colaborativa foi uma excelente ideia”, avalia Patrícia.

O espaço vai funcionar de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h.