ANIELLE GUEDES QUER CONSTRUIR EDIFÍCIOS EM ED

E o Minascon – encontro mineiro da categoria, terá palestra com ela, que é das mais bem sucedidas empreendedoras do mundo, eleita pela Forbes.

A tecnologia é a mais nova aposta no setor da construção civil. E esse será o tema de uma das principais atrações do Minascon 2016: o “Fórum Megatendências”, que apresentará iniciativas pioneiras utilizando o potencial do computador na arquitetura, construção civil e espaço construído. O evento será realizado no dia 9 de setembro, no Expominas, e terá entre seus palestrantes a empresária paulista Anielle Guedes. Dona de uma startup de impressão 3D, ela foi eleita pela Forbes um dos 30 empreendedores de maior sucesso no mundo com menos de 30 anos.Com apenas 23 anos, Anielle tem chamado a atenção da ONU e do governo norte-americano. A empresa quer “apenas” revolucionar uma das indústrias mais estratégicas do mundo: a construção civil. Como? Usando tecnologias de ponta como robótica, impressão 3D, internet das coisas e softwares avançados de gestão. “Queremos tirar a construção civil da idade da pedra. Ainda hoje esse setor usa processos extremamente artesanais, com muita perda de material. Queremos trazê-lo para o que chamamos de manufatura avançada”, explica. O processo da Urban 3D funciona assim: A empresa vende sua tecnologia para construtoras interessadas. A partir daí, elabora um projeto e constrói uma fábrica de concreto pré-fabricado usando os aparatos tecnológicos mais modernos.

“Na fábrica eu tenho um robô que é capaz de ler um projeto em 3D. Nessa leitura, ele vai identificar onde tem parede de concreto, quais são os buracos, onde estão os canos etc. Então, ele imprime um molde em 3D e depois entra com o concreto”, explica a empreendedora.

Engenheiros, arquitetos e construtores poderão assistir a painéis sobre design digital, fabricação robótica, concreto inteligente, sustentabilidade de edificações e áreas urbanas e Internet das Coisas (ou IoT). Esta tendência tecnológica conecta diversos dispositivos à internet para que troquem dados sem a necessidade de intervenção humana. “Sendo a indústria da construção extremamente ineficiente (atrasos, falta de previsibilidade, custos sem controle) em um mundo onde todas as indústrias estão sendo digitalizadas, automatizadas e robotizadas, existe uma urgência em se conhecer e aprofundar nas tendências dos próximos anos. A automação na construção não é para o futuro. É para hoje”, destaca Anielle Guedes, que desenvolve tecnologias revolucionárias e sustentáveis visando à diminuição dos gastos do setor.

Reconhecida internacionalmente, Guedes é fundadora da Urban 3D, empresa de impressão 3D para concreto, com foco em soluções de manufatura aditiva para construção civil. Ela também já realizou palestras em importantes instituições mundiais como a ONU e o Banco Mundial.
Informações sobre as inscrições para o Fórum estão disponíveis no site do evento.

Minascon 2016

Megaevento da cadeia produtiva da construção mineira, o Minascon está em sua 13ª edição e é promovido pela Câmara da Indústria da Construção da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (CIC-Fiemg). Além do “Megatendências”, a feira terá palestras e painéis realizados por associações, entidades de classe e universidades ligadas ao setor.

Evento: Fórum “Megatendências” – paralelo ao Minascon
Data: 9 de setembro
Horário: 8h30 às 21h
Local: Expominas – Av. Amazonas, 6030, Auditório Ouro Preto – Bairro Gameleira – Belo Horizonte
Informações: (31) 3263-4349