Aula online com o grupo de seresta

ANDANÇAS: SERESTA E TEATRO PARA A TERCEIRA IDADE

As atividades do Programa Andanças retornaram em 2021, no universo on-line, como no ano passado.  Além das atividades físicas,  os alunos retomaram as ações do teatro e da seresta.

“Foi desafiador para nós professores nos adaptarmos à nova realidade que nos foi imposta em 2020. Nós não estávamos preparados para lidar com as ferramentas on-line. Foram muitos testes realizados nesse ambiente e, mesmo em meio aos desafios, fomos surpreendidos com bons resultados. Até uma apresentação conseguimos montar totalmente de forma virtual no ano passado”, comenta o professor de música, Marcos Vaz.

Integrante do grupo de teatro e de seresta, seu Geraldo Vieira Rodrigues, 66 anos, continua frequentando as aulas assiduamente mesmo que no ambiente virtual. Ele relata o proveito que tira das atividades. “As aulas no ano passado foram ótimas, muito proveitosas, em todas as disciplinas que são aplicadas pelo Andanças. Mesmo que virtualmente, não deixamos de realizar até nossas festas como a Festa Junina e Vivência de Natal ”, comemora Geraldo.

Mesmo demonstrando alegria em participar da programação remota e gratidão ao Andanças pela iniciativa, seu Geraldo não vê a hora de poder retornar às aulas presenciais. “A minha expectativa para este ano é que continuemos com a mesma empolgação, o mesmo ânimo, e torcendo para que o nosso retorno presencial aconteça o mais rápido possível”, sublinha.

Além dos encontros via vídeo-chamada realizados pelo grupo de seresta às terças e quintas-feiras, os professores apostam em materiais ‘extra-classe’, como no caso da música, vídeos do YouTube que apresentam canções entre outras atividades musicais. Ainda de acordo com Marcos, a conferência é um momento de festividade do grupo, pois há a oportunidade de rever os colegas e colocar a prosa em dia.

O Programa é desenvolvido por meio de parceria entre Fundação Aperam Acesita, Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo e  Prefeitura de Timóteo. Segundo a diretora do Programa Andanças, Irene Perdigão, os alunos valorizam muito as atividades culturais, mesmo no formato on-line . “Neste momento de pandemia temos que estar sempre criando alternativas para que nossos idosos se sintam felizes. A Fundação Aperam Acesita contribui para que o Programa Andanças junto com AAPT ofereça atividades qualificadas aos nossos idosos”, frisa Irene, que também integra o grupo.

O Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, observa que “as atividades desenvolvidas no Andanças contribui fortemente para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, principalmente na saúde e equilíbrio corpo e mente,  obtidos pelos estímulos de interação e conexão neste período necessário de isolamento social”, comenta.

Programa Andanças

O Programa Andanças tem como objetivo promover a participação, a integração, a socialização e a capacitação/formação das pessoas da terceira idade, levando-as a uma leitura consciente da sociedade, para que se situem em seu espaço e partam para o exercício da liberdade em busca de novos caminhos e da melhoria da qualidade de vida. Nessa visão, uma série de ações são desenvolvidas, como práticas alternativas de saúde, seminários de saúde; eventos temáticos; ciclo de palestras; grupos de coral e seresta; teatro; encontros reflexivos; e encontros pedagógicos. Com a pandemia, algumas atividades foram adaptadas para o ambiente virtual.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3