ALIMENTOS FUNCIONAIS, VOCÊ CONHECE?

Você sabia que existem muitos alimentos ricos em substâncias capazes de prevenir doenças e te ajudar a ter uma vida leve? E que a alimentação impacta diretamente no nosso humor? Por isso que é tão importante escolher alternativas saudáveis para nos acolher em todos os momentos.

A lista é grande, mas só pra destacar: azeite de oliva, tomate seco, alho, cebola, peixes, soja e grãos integrais, linhaça, leite fermentado, vinho e suco de uva integral, chocolate acima de 85% cacau, verduras de folhas verdes e crucíferas, entre outros.

Segundo a nutricionista Fernanda Scheer, o cacau é um dos alimentos mais ricos em antioxidantes do planeta! Nossa dica é substituir o chocolate por cacau 100% nas receitas e até incorporá-lo naquele bolinho funcional para o café da tarde. Além dos muitos benefícios, você ganha um toque de sabor superespecial.

Já o brócolis é rico em indo 3 carbinol, uma substância fundamental na prevenção do câncer. No vapor, ao forno ou salteado: o importante é que ele esteja sempre presente no seu prato!

E a cúrcuma, que tem um potente poder anti-inflamatório e atua na prevenção de desequilíbrios como artrite, depressão e câncer! Ela está sempre presente na culinária indiana e, além de ser utilizada no preparo de carnes e legumes, pode ser consumida como chá.

Minhas receitas pesquisadas:

Sopa de frango e cúrcuma:

Ingredientes
Número de doses: 4
250 g de couve lombarda, cortada em juliana
4 batatas médias, peladas e cortadas aos pedaços
2 abobrinhas, cortadas aos pedaços
1 cebola, cortada aos quartos
3 cenouras, peladas e cortadas aos pedaços
1,5 L de água
1 pézinho de hortelã
1 colher. chá de cúrcuma
sal q.b.
2 colher. sopa de azeite
creme de leite fresco

Preparação

Coloque os cinco primeios ingredientes, mais a água e o sal numa panela e coza tudo bem.

Quando os legumes estiverem cozidos, triture-os até obter um puré cremoso.

Adicione o açafrão, a couve e a hortelã e leve de novo ao lume para que esta coza.

Quando tudo estiver cozido, junte o azeite e misture bem á sopa. Sirva com um pouquinho de creme de leite fresco.