AGOSTO TEM MEGA PROGRAMAÇÃO NO INSTITUTO USIMINAS

A programação de agosto do Instituto Usiminas chega com atrações que irão garantir a diversão dos mais diversos públicos. O mês marca do retorno da Série de Espetáculo de Teatro, agora on-line em razão das determinações de isolamento social. E, para celebrar o reencontro do público com o teatro, o Instituto traz a peça “Galileu e eu – A arte da dúvida”, da atriz Denise Fraga. O espetáculo será exibido no dia 22/8, às 20h, no canal da Usiminas no Youtube, com acesso gratuito.

A peça que narra parte da biografia do cientista italiano Galileu Galilei teve sua montagem homônima premiada nos anos de 2015 e 2016. Agora, Denise retorna à obra de Bertolt Brecht e cria novas pontes com o tempo presente. A Série Espetáculo de Teatro tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para quem curte boa música, a boa notícia é a volta também da Série Espetáculo de Música, que terá shows transmitidos direto do palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas. O primeiro será o próximo sábado (8/8), às 20h, com Nívea Paula In Concert, cujo repertório traz clássicos da MPB, blue, jazz e Bossa Nova. O primeiro espetáculo transmitido pelas redes sociais do Instituto Usiminas direto do Teatro integra a Série Espetáculo de Música, patrocinada pela Usiminas e realizada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O show de Nívea Paula também será o primeiro da campanha “Você na Plateia do Instituto Usiminas”, com as selfies enviadas pelo público fixadas nas poltronas do teatro. Para fazer parte da ação, envie uma selfie sua para o email comunicacao.instituto@usiminas.com, até a próxima quinta-feira (06/08).

No mês dos pais, também não poderia faltar atrações para eles. O Circuito Comunidade – especial Mês dos Pais abriu a programação do mês com a primeira rodada realizada no último domingo (02/08), com o concerto instrumental de rock’n’roll, com os músicos Júnio Endrick (guitarra) e Nagib Benevenuto (teclado), pelos bairros Bom Retiro, Imbaúbas e Areal. A dupla vai repetir o show a bordo do minitrio elétrico, no próximo domingo (09/08), passando pelos bairros Iguaçu e Cidade Nobre.

As outras três rodadas do Circuito Comunidade serão de Show Instrumental de Choro, com os músicos Elizeu Gomes e Rubinho do Bandolim. O Circuito Comunidade também faz parte do programa Solidariedade Contagia da Usiminas.

Em Casa com o Instituto Usiminas

Toda família também está convidada a curtir as atrações do Em Casa com o Instituto Usiminas, que terá como primeira atração de agosto o espetáculo musical “Shake Shake Show”, da Cia. Vagalum Tum Tum, de São Paulo, na próxima quarta (05/08). Também em homenagem ao Dia dos Pais, a programação traz a oficina de Origami e Kirigami, com Yoshico Honda, do Centro Internacional Tikufukay, de Ipatinga, na próxima sexta (07/08).

O folclore brasileiro terá presença marcante na programação de agosto do Instituto Usiminas com oficinas e contações de histórias.  No dia 12/8, a arte-educadora Bia Bedran (RJ) embala o público infantil com o “Músicas para Brincar e Cantar – História do boi”. No dia 15/8, Raquel Vieira apresenta ao vivo, a “Contação de Histórias – Histórias de Saci”. A Associação Sociocultural e Educacional Zabelê (SP) vai trazer brinquedos e brincadeiras para a oficina de “Construção de Mamulengo”, no dia 19/8. E o Quintal da Guegué, de Belo Horizonte, encanta o público com as “Brincadeiras Folclóricas Guerreiros Nagô”, no dia 21/8.

Toda programação virtual do Instituto Usiminas tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As atrações são gratuitas e podem ser acompanhadas pelo Instagram e Facebook do Instituto Usiminas (@institutousiminas).