AEROPORTO REGIONAL DO VALE DO AÇO GANHA EMENDA

O Aeroporto Regional do Vale do Aço contará em breve com o Plano Diretor Aeroportuário, o que permitirá sua completa reestruturação, além da expansão da capacidade atual de passageiros e incremento na capacidade logística do aeródromo. Tudo isso é garantido por meio de recursos de emenda parlamentar assegurada pelo Deputado Estadual Bartô (NOVO). O investimento total para a contratação do Plano é da ordem de R$100 mil.

Em sintonia com as pautas e prioridades do Governo de Minas Gerais, o Deputado Bartô identificou como necessária e relevante a contratação do Plano Diretor do Aeroporto Regional do Vale do Aço para o desenvolvimento do equipamento e da região. Por esforço do Governador Romeu Zema, a pista do aeródromo está em reforma e já está sendo preparada para expansão das atividades. Agregado à reforma da pista, o Plano Diretor Aeroportuário proporcionará o aquecimento e dinamização da atividade econômica do Vale do Aço, com a atração de novas empresas, bem como geração de emprego e renda.

Esse investimento de R$100 mil ao Aeroporto Regional, promovido pelo Deputado Bartô, é o ponto de partida para completa mudança do equipamento e consequentemente, para o beneficiamento de toda região do Vale do Aço. Com o Plano pretende-se alavancar os investimentos no Aeroporto; promover a sustentabilidade financeira com a expansão de serviços que irão aumentar a receita do equipamento; quebrar o monopólio das prestadoras de serviços que operam no Aeroporto; e integrar economicamente, de modo ainda mais robusto, o Vale do Aço com todo o Brasil.

A emenda já foi repassada para Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA, autarquia do Governo de Minas Gerais, que conduzirá o processo de contratação e acompanhamento da elaboração do Plano. A estimativa é que o Plano Diretor seja finalizado até o fim deste ano.

O Plano Diretor Aeroportuário

O objetivo da contratação do Plano Diretor Aeroportuário é a reformulação do Aeroporto Regional no médio e longo prazo. No desenvolvimento deste Plano, serão considerados os potenciais de desenvolvimento para melhor atendimento à região. Dentre os itens a serem analisados, destaca-se: necessidade de criação de novas pistas de pouso e decolagem, necessidade de áreas de taxiamento e manobras para aeronaves, adequação para atendimento de normas de segurança, ampliação do terminal de passageiros, viabilidade de implantação de hangares e terminal de cargas, dentre outras estruturas e infraestruturas que irão modernizar e readequar o aeroporto em conformidade com a relevância econômica do Vale do Aço possui dentro do estado de Minas Gerais e mesmo no Brasil.

Após aprovação do plano pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Aeroporto Regional do Vale do Aço terá plenas condições de pleitear recursos federais, em especial verbas do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).

keyboard_arrow_up