ACOLHIMENTO INFANTIL: UNIMED E SAMU PROMOVEM TREINAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS

A equipe de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço promoveu no dia 26 de outubro, no auditório do Hospital Metropolitano Unimed – HMU, o segundo treinamento de Capacitação de Primeiros Socorros para instituições de acolhimento infantil do Vale do Aço. A ação é de iniciativa do Setor de Responsabilidade Social da Unimed em parceria com o SAMU Vale do Aço. As entidades que participaram do evento foram: Fundação Comunitária Fabricianense (Funcelfa), Educandário Família de Nazaré (EFAN), Ação Social S.O.S Familía, Associação Beneficente Atalaia e colaboradores da enfermagem do HMU também estiveram presentes.

A Assistente Social Kátia dos Anjos Brito fez a abertura do evento e agradeceu a presença das instituições e a disponibilidade dos profissionais do SAMU.

O Superintendente de Recursos Próprios Helder Campos agradeceu a participação de todos e falou sobre a importância da capacitação. “Essa parceria entre Unimed e SAMU reforça o compromisso da Cooperativa com ações de responsabilidade social. A gente fica feliz em poder levar para aos responsáveis das instituições, um treinamento com um conteúdo tão importante.” destacou o Superintendente.

O enfermeiro Wanderson Almeida, coordenador Núcleo de Educação Permanente do SAMU, foi o responsável pelo treinamento com a presença de duas estagiárias de enfermagem do SAMU. Durante o treinamento foram apresentadas técnicas de procedimentos em primeiros socorros, como: acidente vascular cerebral (AVC), convulsão, queimadura, engasgo e obstrução de via aérea por algum corpo estranho.

 

“Treinamentos como esse voltado para atendimentos organizam muito o atendimento pré-hospitalar, porque quando você aciona o Corpo de Bombeiros ou ambulância municipal, muitas das vezes que tem um compreendimento básico de primeiros atendimentos em casos graves, pode fazer a diferença nos primeiros minutos que antecedem o atendimento profissional.” pontuou o enfermeiro Wanderson do SAMU.

Para os representantes das instituições, o treinamento auxiliou como ferramenta no aprimoramento dos profissionais no atendimento dos usuários dos seus serviços. As entidades participantes aprovaram a iniciativa e acreditam que os conhecimentos irão auxiliá-los no dia a dia com as crianças.

“Nós lidamos com todas as demandas da criança 24 h por dia, e participar dessa capacitação nos orienta no trato diário diante de sintomas e sinais de alguma anormalidade. O treinamento também nos dá segurança no trato inicial, e também na legalidade do serviço, pois dá mais credibilidade a unidade.” disse Francislaine Faria psicóloga do Ação Social SOS Família.

A Assistente Social Kelly Alcântara fez o encerramento agradecendo mais uma vez a parceria do SAMU enfatizando a dedicação, comprometimento e profissionalismo do Wanderson com os funcionários das entidades de Acolhimento infantil e colaboradores do Hospital Metropolitano Unimed.