WALACE BARRETO É O EMPRESÁRIO DO ANO DA ACIAPI E CDL

As diretorias da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviço de Ipatinga (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga elegeram na manhã desta quarta-feira (9) os nomes dos homenageados para o Destaque na Comunidade 2017, Destaque Lojista 2017 e Empresário do Ano 2017.

Os nomes vencedores para as premiações deste ano são: Associação dos Portadores de Insuficiência Renal do Vale do Aço (Apirva), para o Destaque na Comunidade; Maria Lúcia Neves Louzada, proprietária das Óticas Visão, para Destaque Lojista e Wallace Barreto Simão (na foto de capa deste post, ao lado do ex-presidente da ACIACPI, Walter Salles), sócio proprietário da WR Construtora, para Empresário do Ano.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, ressalta que os nomes indicados e votados são referência para a classe empresarial e comunidade de Ipatinga. “Os diretores das entidades votaram em nomes criteriosamente indicados, de acordo com a relevância do trabalho desenvolvido para toda a sociedade desta cidade. Os homenageados contém os valores que a Aciapi e CDL presam e exercem”, salienta Cláudio.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, as homenagens são importantes instrumentos de reconhecimento da relevância social. “Por meio destes títulos, os membros da Aciapi e CDL destacam os trabalhos valorosos exercidos pelos empresários, lojistas e instituições filantrópicas. Também é uma maneira de incentivar para que continuem desempenhando as tarefas com excelência”, acrescenta José Carlos.

Empresário do Ano

Para o título de Empresário do Ano, as diretorias da Aciapi e CDL elegeram o nome de Wallace Barreto Simão, um dos mais importantes empresários do ramo da construção civil do leste de Minas Gerais. Wallace afirma que o gosto pela relação interpessoal surgiu ainda na adolescência. “Sempre gostei de negociar, de me relacionar com clientes, fornecedores, pessoas em geral. Com 17 anos eu já fazia compra e venda de café no Espírito Santo. Na região do Vale do Aço atuei por 14 anos como representante comercial da Valemix, empresa de concreto, e sempre tive contato com construtores da região. Neste tempo, tive um ‘intensivão’ e aprendi com os erros e acertos dos empreendedores. Assim, em parceria com minha esposa, Rosana Simão fundamos a WR Construtora. Vejo que o Vale do Aço está retomando o seu vigor e a construção civil terá um destaque ainda maior”, pontua Wallace.

O empresário se diz honrado com a escolha de seu nome para o título. “Me sinto privilegiado de ter sido eleito pelo colegiado da Aciapi e CDL e fico muito agradecido a Deus. Sou o representante do sucesso de toda uma equipe que trabalhou e trabalha muito para estar na posição que a WR ocupa atualmente no mercado”, enfatiza o empresário.

Destaque na Comunidade

Com 14 anos de fundação, a Apirva promove apoio às pessoas com insuficiência renal e, por isso, necessitam do procedimento rotineiro da hemodiálise. A entidade atua nos hospitais junto aos pacientes e acompanhantes.  A equipe da Associação é composta por 60 voluntários que trabalham tanto nos hospitais, quanto na sede da entidade e em eventos beneficentes. A vice-presidente da Apirva, Maria Aparecida Frasão Barbosa, explica que o tratamento de hemodiálise interfere na rotina da vida do paciente e dar apoio é essencial. “Estes pacientes não têm alta, eles necessitam de passar pelo procedimento duas, três vezes na semana, quatro horas por dia. Isto altera o cotidiano e estas pessoas e familiares necessitam de amparo. Por isso promovemos a pintura em tecido nas sessões de hemodiálise e o acolhimento dos acompanhantes na sede da entidade”, informa. Para a vice-presidente é uma felicidade a escolha da Associação para a homenagem. “Ficamos muito agradecidos e honrados por receber este título de duas entidades tão renomadas. É uma bela forma de reconhecimento e também de conscientização da sociedade da importância do nosso trabalho”, afirma.

Destaque Lojista

Maria Lúcia Neves Louzada, nascida em Caratinga, abriu a primeira unidade das Óticas Visão em Ipatinga há 31 anos. Desde adolescente a empresária trabalhou no comércio. Por longos anos, atuou em uma importante rede de óticas da região até ser empreendedora. “Após sair da ótica, decidi abrir o meu próprio negócio. Não foi fácil! No começo as coisas exigem persistência, eu tive e hoje estamos com sete lojas em todo o Vale do Aço e em Governador Valadares. Temos uma equipe de colaboradores de quase 40 funcionários, isso é uma responsabilidade muito grande para nós empresários, ainda mais em um momento econômico complicado como este. Mas, sou uma pessoa otimista e acredito que tudo irá melhorar. O Brasil já passou por situações ainda piores e conseguiu sair”, destaca Maria Lúcia. A lojista ficou surpresa e agradecida pelo reconhecimento conferido pelas diretorias da Aciapi e CDL. “Esta homenagem vem em um bom momento, para incentivo de toda a equipe das Óticas Visão. O título reconhece não só o meu trabalho, mas de toda mulher empreendedora. Sabemos que boa parcela do empresariado hoje é mulher. É gratificante perceber este posicionamento das entidades”, pontua Maria Lúcia.