o menino da cabeça de papelao

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO FESTIVAL DA CRIANÇA ONLINE

A edição 2021 do Festival da Criança chega com duas novidades que promovem maior acesso à programação: formato virtual e inclusão de tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais), legendas e audiodescrição. O Festival da Criança On Line vai apresentar, de 19 a 30 de maio, um total de 19 atrações infantis entre espetáculos e contações de histórias de grupos do Vale do Aço. Toda a programação será disponibilizada no You Tube – Festival da Criança Ipatinga. Para conferir o cronograma é só acessar as redes do evento: @festivaldacrianca_ (Instagram) e facebook/festivaldacrianca.

Para levar os recursos de acessibilidade com qualidade, o Festival da Criança On Line envolveu profissionais experientes no processo. A estudante de Psicologia e Tradutora e Intérprete de Libras, Sara de Oliveira Carvalho, fará a tradução de todos os espetáculos, que também terão legendas feitas pela Equipe Um Filmes. Sara Carvalho trabalha com arte acessível desde 2018 e realiza atividades próprias para surdos em suas redes sociais.

Já a audiodescrição de cinco espetáculos da programação será pela empresa paulista ETC Filmes, que há mais de 15 anos, trabalha com as principais distribuidoras, produtoras e exibidoras de conteúdo audiovisual do país. Os espetáculos com esse recurso são: “O Menino da Cabeça de Papelão”; “As Aventuras do Super Quixote”; “Mariana Catibiribana”, “A Brincadeira Mais Bacana”; “Chapeuzinho Vermelho.com” e “De Toda Cor”.

O projeto é realizado por Marilda Lyra Produções Culturais, via Edital 16/2020 Seleção de Propostas de Mostras e Festivais Artísticos e Culturais no âmbito do Estado de Minas Gerais, nos termos da Lei Federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc). Iniciado em 2000, o Festival Criança foi criado com a principal proposta de realizar um processo permanente de formação de público e já recebeu, desde então, um público de aproximadamente 90 mil pessoas.

Para Marilda Lyra, nesta edição o Festival da Criança avança em questões importantes ao ofertar em suas atrações maior acessibilidade para pessoas com deficiências visuais e auditivas. “Pela primeira vez, teremos esses recursos em nossas atrações, agora veiculadas no meio digital. Isso para nós é um marco muito importante na história do Festival que tem em sua essência o objetivo de formação de público. Convidamos a todos que apreciem e compartilhem a programação feita com muito carinho”, ressalta a realizadora.

As atrações selecionadas mediante inscrição via edital serão disponibilizadas a partir de 19 de maio até o fim do ano, no canal Festival no Youtube. O público poderá conferir apresentações dos seguintes grupos/artistas: Flora Manga, Hibridus Dança, Ecoar Espaço Cultural, Espaço Cultural Casa Laboratório, Dama Produções, Coletivo Aberto, Luzia di Resende, Nancy Nogueira, Circo Teatro Fool, Coletivo Negrume, Grupo Farroupilha, Renan Augusto e Camila Vaz.

 

 

Serviço

Festival da Criança On-Line
Data: 19 a 30 de maio
Programação completa: Instagram @festivaldacrianca_
Local: You Tube – Festival da Criança Ipatinga

 

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3