ABA REALIZA ENTREGA DOS MATERIAIS DA CAMPANHA 15 DE JUNHO

A Associação Beneficente Ágape (ABA), em parceria com o Instituto Cenibra, finalizou nesta terça-feira, 09, a entrega dos materiais da Campanha 15 de junho, que é o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Materiais como banners, panfletos e cartazes foram entregues em 42 cidades da área de atuação e abrangência da empresa CENIBRA, seguindo todas as medidas de segurança e prevenção, preconizadas pela Organização Mundial da Saúde.

De acordo com a Assessora para Coordenação, Gestão e Desenvolvimento do Projeto, Raquel Eliane Oliveira Soares, “anualmente, o Projeto Conselho Eficaz Idoso, faz uma gestão para entregar os materiais da Campanha 15 de junho, no intuito de garantir o envelhecimento da população de forma saudável e tranquila, com dignidade, sem temor, opressão ou tristeza, precisamos trabalhar intensamente na prevenção, na identificação e no encaminhamento correto de casos de violência e, em especial, temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno saudável”.

A CAMPANHA

O dia 15 de junho, data instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra Pessoa Idosa (INPES), marca o Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A campanha tem o intuito de sensibilizar a sociedade para o combate às diversas formas de violência contra a pessoa acima de 60 anos. O Projeto Conselho Eficaz Idoso apoia e incentiva essa campanha.

A violência contra o idoso pode ser tanto física, como psicológica, sexual, econômica, ou em forma de negligência ou abandono. No entanto, o mais importante é estar atento aos sinais que podem indicar que o idoso seja uma vítima.

Se você perceber algum sinal de que um idoso esteja sofrendo algum tipo de violência, denuncie. Ligue para o Disque 100, para o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou Polícia Civil e Militar de seu município.

VIOLÊNCIA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL

Durante o período de pandemia por conta do COVID-19, dados do governo federal apontam um aumento de agressões contra vulneráveis. Contudo, neste período de quarentena, os casos de violência contra o idoso vêm aumentando, por isso, a atenção e o cuidado devem ser redobrados.