drdouglas

AAPI NA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA À PESSOA IDOSA

A AAPI (associação que oferece benefícios a aposentados, pensionistas e também trabalhadores da ativa) divulgará na próxima semana em seu podcast Rádio AAPI e no Canal AAPI no Youtube uma série de informações a respeito dos cuidados com a pessoa idosa.

A iniciativa tem como referência o dia 15/6, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. No primeiro programa, o entrevistado é o advogado Douglas Henrique Nunes, que também atua como Conselheiro Municipal do Idoso em Ipatinga, desde 2010.

Douglas é presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, instalada no último dia 6 de junho pela 72ª Subseção da OAB no município. A Comissão foi criada para analisar a situação da pessoa idosa com relação aos seus direitos fundamentais, levantar possíveis violações de direitos para atuar diante das ocorrências identificadas, entre elas, denúncias de violência física, de violência sexual ou violência financeira, entre outras.

Diagnóstico

Durante a pandemia da Covid-19 cresceu 50% o número de denúncias de violência contra o idoso no Brasil. Foram mais de 25 mil ocorrências em todo o país entre março e junho de 2020, segundo números do Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O advogado Douglas Henrique lembrou que na região do Vale do Aço, levantamento neste sentido está sendo feito pela ONG EPTOM – Núcleo de Atendimento e Aprendizagem de Adolescentes e Jovens, utilizando verba do Fundo Municipal do Idoso. A pesquisa está em curso e deverá ser entregue até o final deste ano. EPTOM.

O projeto “Conhecer para Transformar – Diagnóstico da Situação da Pessoa Idosa”, votlado para quem tem 60 anos ou mais, residente em Ipatinga, pode ser acessado por meio do link: https://forms.gle/qhUztL5btVVhdmbK8

Campanha

A AAPI marca a passagem do dia 15 de junho:  Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data promove debates e ações de prevenção contra os diversos tipos de agressões sofridas por essa população. De acordo com a lei, é dever de todas(os) garantir a integridade física e psicológica da pessoa idosa. O mote da campanha é lembrar que a negligência é uma forma de violência que deve ser combatida. Para a AAPI toda vida é uma história que importa.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3