AAPI JÁ RECEBE FRUTOS DA INSTALAÇÃO DE SISTEMA GERADOR FOTOVOLTAICO

Com potencial enorme de captação e geração de energia solar, mas ainda subaproveitado, no Brasil são gerados atualmente somente 0,05% de nossa capacidade. Mas ainda em 2020, a expectativa é de que estejamos entre os 20 maiores países em geração de energia.

Utilizando-se desses subsídios, a AAPI, implantou seu projeto piloto na Sede Administrativa, no bairro Imbaúbas. Hoje, a usina fotovoltaica da associação atende somente a Sede, e quando há excedente de energia, ele vira saldo para ser usado em outros meses.

De acordo com o relatório de geração de sistema gerador fotovoltaico, fornecido pela empresa EME SOLAR – Elétrica Mais Energia Solar, exposto às intempéries variadas, como sol, chuva, granizo, o painel solar fotovoltaico é marcado pela robustez e resistência a ciclos adversos da temperatura, em média, o sistema fotovoltaico dura entre 20 e 25 anos.

Ainda conforme o relatório, o monitoramento do sistema fotovoltaico é feito através de um aplicativo criado pelo fornecedor dos inversores, nele é possível acompanhar a produção de energia entre outros dados elétricos.        

Para o presidente em exercício da AAPI, Wanderley Mendes Ribeiro, a energia solar não beneficia apenas na questão financeira, mas também ao meio ambiente. Um reflexo disto é o aumento expressivo da energia solar residencial e a produção de energia através de parques e usinas fotovoltaicas.

Para quem tem receio sobre a eficácia do sistema, Mendes destaca algumas vantagens, sendo a energia solar um recurso totalmente renovável, não faz nenhum barulho, não polui o meio ambiente e sua manutenção é de baixo custo e por último gera uma economia de até 95% da conta de luz.      

Performance 

A performance do sistema implantado na AAPI, representa o percentual obtido pela relação entre a energia que é produzida e energia que é projetada (esperada). O valor projetado leva em consideração alguns dados que variam durante o ano, dentre eles o climático, por isso o valor projetado é dimensionado em uma média mensal estipulada no espaço de tempo de um ano.

O valor projetado na média é de aproximadamente 8000kwh/mês, para confirmar a performance é necessário ter dados de um ano de geração, mas, por enquanto com os dados obtidos até o momento, a geração já se aproximou da projeção.