Design sem nome

AAPI CRIA PROJETO DE INTERVENÇÃO EM FAVOR DO AUTISMO

A AAPI lança mais um benefício na área de assistência social; com o objetivo de preparar as famílias que convivem com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), marcando o Dia Mundial do Orgulho Autista (18 de junho). A iniciativa é um projeto piloto, com vagas limitadas e gratuito para todos os associados.

O objetivo é criar intervenções para orientação, capacitação com atenção à saúde mental dos familiares e cuidadores. Os serviços serão disponibilizados na forma de acompanhamentos que permitam compreender o universo do autismo, lidar com questões relacionadas, melhorar a relação do núcleo familiar e minimizar os conflitos entre a pessoa autista e a sociedade como um todo.

Cronograma

O início das atividades está marcado para o mês de agosto com previsão de término em dezembro deste ano, sempre no horário das 14h às 17h para o máximo de 30 participantes. O primeiro módulo do projeto terá como tema o conhecimento do TEA – Diagnóstico e o Impacto da Família. Os participantes terão espaço para falar de suas experiências e qual o ambiente encontrado para a boa convivência com o autista.

Os outros temas na programação são: O autismo não é traço de personalidade em estado de humor. – Transtornos Globais do Desenvolvimento. –  Técnicas cognitivas comportamentais para pessoas com TEA. – Qualidade de vida no núcleo familiar. – Qual o papel dos pais? – Terapia para a família e a pessoa com TEA. – Mitos. – Diversidade humana. – Como se comportar diante de uma crise? – Direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. – Laços sociais, igualdade, bullying e desafios.

A AAPI oferecerá toda a estrutura de atendimento coletivo para o projeto que será realizado no Clube dos Pioneiros, sede social da instituição.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), indicam que 70 milhões de pessoas no mundo se enquadram dentro dessa condição humana. A pessoa autista tem como característica a dificuldade em se comunicar, dificuldade de interação social e por interesses ou movimentos repetidos.

As famílias enfrentam muitos desafios devido à falta de um diagnóstico preciso e de profissionais da área de saúde com experiência para lidar com os casos. Sabe-se que o núcleo familiar pode apresentar fragilidade em seu cotidiano, dependendo do nível do espectro de negação do transtorno, fuga, revolta e dificuldade para aceitar a realidade.

O autismo não é o inimigo. O inimigo é o preconceito. O Dia Mundial do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer a sociedade sobre as características únicas das pessoas diagnosticadas com algum grau do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e busca normalizar a neurodiversidade, ou seja, o reconhecimento de que o funcionamento cerebral de algumas pessoas é diferente do que é considerado típico.

Serviço:

Projeto Família & Autista (TEA) – Capacitação familiar

Associados Interessados deverão se inscrever pelo 3830—3464 Serviço Social AAPI

Para se tornar associado da AAPI ligue 3830-3422

Encontros: Agosto a Dezembro

Criada Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga, a AAPI mudou nos últimos anos e agora é uma associação que oferece benefícios a aposentados, pensionistas e também trabalhadores da ativa e autônomos.

Compartilhe com um amigo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Agenda de convergencia
Cenibra
Sindcomércio Vale do Aço
AAPi
WR
Unimed
Usiminas
Cenibra 02
Usisaude 2
Usisaude 1
Usisaude 3