A PRAÇA MAIS LINDA DO MUNDO E O TAPETE MAIS INCRÍVEL

A cada dois anos, no coração da cidade de Bruxelas, na Bélgica, a Grand Place, considerada a praça mais linda do mundo (ela é cercada por construções grandiosas que reúnem o melhor da arquitetura belga do século XVII. A unidade das construções se deve à quase total reconstrução da praça após a sua destruição em 1695 pelos franceses) decorada com o seu mais belo traje: um tapete gigantesco feito de… flores! Eu conheci a praça, mas não com este espetacular enfeite!

Este ano, a festa aconteceu entre os dias 12 a 15 de agosto e homenageou os 150 anos de amizade entre o Japão e a Bélgica. O tapete de 1.800 m², composto por begônias, retratou símbolos japoneses de flores, pássaros, vento e até a Lua.

Para chegar ao resultado estonteante foram necessários dois anos de muita preparação e paciência. A equipe por trás do evento tem que escolher o tema, fazer a concepção do projeto, calcular o número certo de flores, levando em conta a variedade de cores. São necessárias cerca de 600 mil flores.Mais de 20 produtos de flores concentram o cultivo das plantas para este único fim. Quando finalmente chega a hora de montar o tapete, eles as embalam rapidamente para garantir que elas fiquem lindas e frescas o maior tempo possível.

A montagem acontece graças ao trabalho de 100 voluntários que pregam flor a flor em um tapete transparente microperfurado. Para que as flores durem mais tempo, eles cuidam da umidade minuto a minuto.