A MODA DE A A Z

O site da Farfetch lançou um De A a Z da moda que eu achei bem interessante, mesmo porque tem muitas palavras e expressões muito usadas que a gente fica boiando, sem saber o que é. 
Então: 


ALTA COSTURA

É a criação de modelos confeccionados através de técnicas artesanais e sob-medida, com matéria-prima de altíssima qualidade. Feitas por um grupo de artesãos exclusivamente em ateliês franceses, as peças precisam seguir uma série de regras para serem definidas como ‘Couture’ pelo Chambre Syndicale de la Haute Couture, em Paris.

AVANT GARDE

Também conhecida como moda de vanguarda, essa expressão descreve tudo que ultrapassa os limites do comum e aceitável. Pense nas botas ‘tabi’ de Margiela ou nas linhas assimétricas de Yohji Yamamoto.

ASSINATURA

Quando falamos que um look tem a assinatura de um designer ou ícone da moda, significa que a produção é instantaneamente reconhecível. Nestes momentos, os apaixonados por moda afirmam: cópias não passarão.

COLEÇÃO-CÁPSULA

Se trata de uma pequena edição de itens que não precisam ser lançados estritamente com os modelos sazonais da moda. Lançam-se peças coringas, que, independente da estação, podem ser facilmente incluídas no seu closet.

 

JACQUARD

Você já deve ter se deparado com os elegantes ternos Dolce & Gabbana em Jacquard. O nome expressa padronagens complexas feitas na máquina de tear, ainda quando está se confeccionando o tecido.

MUST-HAVE

Traduzido do inglês, ‘precisa-ter’, é a peça essencial do armário dos amantes da moda. Ela pode ser um item atemporal, como a jaqueta jeans, ou uma tendência do momento, como as recém-chegadas mangas bufantes.

MATELASSÊ

Dos casacos Moncler às bolsas LouLou de Saint Laurent , o acabamento em matelassê traz uma estética confortável e ao mesmo tempo elegante. É o trabalho feito com pespontos num tecido dobrado ou acolchoado, formando um desenho em relevo.

OUTRÉ

Pronunciado ‘oo-tray’, está ligado a um estilo excêntrico e extravagante. Aqueles que priorizam cores fortes, estampas e silhuetas não convencionais com certeza vão se identificar.

SARTORIAL

Suit up! O estilo sartorial denota todos os tipos de alfaiataria masculina. Pense num verdadeiro cavalheiro: este é o homem sartorial.

SILHUETA

O contorno imaginário de uma roupa corresponde a sua silhueta. O melhor exemplo para ilustrar isto é o estilista Paul Poiret, que no início do século XX libertou as mulheres dos espartilhos, suavizando a silhueta feminina.

SOB-MEDIDA

Diferente da alta costura, é uma vertente da alfaiataria que usa graduação padronizada para a confecção e depois ajusta a peça de acordo com as medidas do cliente.

STATEMENT

Uma peça ‘statement’ é aquela que faz a diferença nas produções. A protagonista do look que nunca vai passar despercebida. A bolsa ‘Le Chiquito’ de Jacquemus, os tênis ‘Triple S’ de Balenciaga, os cintos ‘Double G’ da Gucci…Poderíamos ficar horas listando estas maravilhas do mundo.

STREETSTYLE

Esta palavra você certamente reconhece: ela faz referência ao estilo urbano. Hoje, é tão importante quanto as passarelas das Semana de Moda, já que representam como as pessoas nas ruas tem se comportado e se relacionado com o hábito de vestir.

SUBCULTURA

Se no passado tivemos os punks, hippies e preppies, hoje estamos frente às soft, vsco e e-girls. Na moda, a subcultura ilustra um grupo de pessoas que se diferencia ao desenvolver suas próprias normas e valores e expressando isso através de suas roupas.

TENDÊNCIA

Também chamadas de ‘trends’, são as principais escolhas populares voltadas para o estilo pessoal em determinada época. Acredite: elas são super complexas e têm tudo a ver com o nosso comportamento.

UTILITÁRIO

Bolsos para todos os lados, zíperes inteligentes e tecidos impermeáveis. O segredo está no nome: o utilitário é tudo que está ligado ao design funcional. Inspirado nos uniformes militares, este estilo é ideal para os que priorizam a praticidade unida ao bom-gosto.

X

Na moda, o ‘X’ significa uma colaboração entre duas marcas. Assim, ambas as partes do projeto aderem importância horizontal no processo de criação. Parceria em todos os sentidos!