A FIEMG, O SEBRAE E A MELHORIA CONTÍNUA

Doze micro, pequenas e médias empresas do Vale do Aço participaram do Programa Lean Melhoria Contínua, Produtividade e Qualidade, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG Regional Vale do Aço e Sebrae, através do Programa de Competitividade Industrial Regional – PCIR.

Durante apresentação dos resultados alcançados na última quinta-feira, 02, em Ipatinga, Frederico Buss, gerente geral do Instituto de Competências Empresariais – ICE, destacou que o Programa 80% subsidiado pela FIEMG e Sebrae, aconteceu de agosto a dezembro de 2016 e capacitou 48 pessoas, em seis áreas de atuação: Reparação Automotiva, Indústria Mecânica, Perfurações, Usinagem, Climatização e Estrutura Metálica.

“O programa de capacitação/consultoria para desenvolvimento de projetos estima um resultado financeiro global para essas empresas, em 2017, de R$ 1,800 milhões de economia total, além do aumento da produtividade, competitividade e satisfação do cliente, redução de retrabalho e de perdas e desperdícios entre outros benefícios”, explica.

A assistente administrativo da MR Indústria, Comércio e Serviços, Mayra Magalhães, relata que o Programa foi fundamental para a mudança de cultura saudável e sustentável da empresa.

“Antes nosso processo de pintura tomava quase todo o espaço da fábrica, que já é limitado. Hoje, esse processo foi otimizado com a criação de novos cavaletes. A mudança na dinâmica do processo de corte também foi significativa para o aumento da produtividade, pois agora podemos operar duas máquinas ao mesmo tempo, com somente um funcionário. A limpeza e organização dos postos de trabalho também trouxeram e, continuarão trazendo, muitos benefícios para a MR. Ainda há muito que ser feito, mas estamos no caminho”, pontua.

Para Vinicius Lage, engenheiro orçamentista da Thermon Indústria Mecânica, o Programa facilita o trabalho de toda a equipe. “O Lean proporcionou um amadurecimento em nosso sistema de gestão, melhorando tanto o processo, quanto o ambiente de trabalho. Hoje todos veem a importância da organização e da padronização”.

Participaram do Programa as empresas: Basculaço, Germil, Molas Ipatinga, Espiral Bombas, MCR Indústria, Faemes, Dutar, M Metal, Lumar Metals, Arcon Engenharia de Climatização, Thermon Indústria Mecânica e MR Indústria, Comércio e Serviços.

Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing é uma filosofia de gestão, criada pela Toyota e expandida para todo o mundo, focada em diminuir sete tipos de desperdício: super-produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos.