A FIEMG E A INDÚSTRIA 4.0

Palestra ministrada pelo gerente de negócios da Siemens reforça a necessidade dos empresários adaptarem à indústria 4.0, a fim de tornar o processo produtivo mais eficiente

Empresários de diversos segmentos da cadeia produtiva do Vale do Aço participaram na noite dessa terça-feira, 25/04, no auditório da FIEMG, em Ipatinga, da palestra “Indústria 4.0 – Digitalização Industrial”, promovida pelo Arranjo Produtivo Local -APL Metalmecânico.

Na ótica do gerente de negócios da Siemens, José Eduardo Bahia e do diretor de vendas, simulações e testes da América do Sul, Daniel Scuzzarello, na indústria 4.0, a estratégia é integrar toda a cadeia de valor para atender uma demanda crescente da indústria mundial: a customização em massa.

“A indústria 4.0 é um dos temas mais pujantes da atualidade, considerada a 4ª revolução industrial. Nosso objetivo é inserir o conceito e preparar as indústrias do Vale do Aço para os ganhos dessa nova realidade aumentando a eficiência e a produtividade, além de garantir agilidade e qualidade, por meio de novas tecnologias e de uma possível parceria entre a Siemens, o APL Metalmecânico por meio do Centro de Excelência em Engenharia e o SENAI”, pontuou José Eduardo Bahia.

Para o diretor – presidente do APL Metalmecânico, Marlon Duarte, o setor produtivo mundial está em um processo movido por três forças: o avanço exponencial da capacidade dos computadores, a imensa quantidade de informação digitalizada e as novas estratégias de inovação.

“O tema vai de encontro ao futuro da indústria e consequentemente, ao Centro de Excelência em Engenharia no Vale do Aço, um grande anseio da região, que possui ampla tradição na área siderúrgica e grande capacidade de produção industrial metalmecânica. Caso essa parceria com a Siemens se concretize, teremos empresas dotadas com tecnologia de ponta, assim como as grandes indústrias de países desenvolvidos”, explicou o diretor-presidente do APL Metalmecânico.

A palestra contou com o apoio do Sindimiva e FIEMG Regional Vale do Aço, através do FIEMG Jovem. Além de empresários participaram da palestra o vice-presidente da FIEMG Regional Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, o Gerente Regional Sesi-Senai, João Thomaz da Silva Júnior e os gerentes do SENAI Ipatinga e Timóteo, Lírian Lima e Thelmo Bianchini.