A CENIBRA E OS 20 ANOS DA ESCOLA DE VIDA

Amanhã, 29/11, a partir das 9 horas, no Salão Garota de Ipanema, em Ipatinga, será realizada a solenidade de comemoração dos 20 anos do Projeto de Educação Ambiental Escola de Vida. Na ocasião, estarão presentes o Diretor-Presidente da CENIBRA, Naohiro Doi, os professores contemplados pelo Projeto Escola de Vida, representantes da Fundação Relictos e prefeitos dos municípios onde já foi realizado o Projeto. Será apresentado um histórico da iniciativa, os principais resultados, bem como homenageados os pioneiros além de uma apresentação teatral da Cia Trupe da Alegria (Timóteo).
O Projeto Escola de Vida é realizado em parceria com a Fundação Relictos e tem como objetivo disseminar a consciência ambiental e a valorização da natureza. Trata-se da capacitação de professores do 1º ao 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental das escolas localizadas nos municípios de atuação da CENIBRA, ao longo de um ano, por meio da discussão e desenvolvimento de conceitos sobre o meio ambiente e métodos de sensibilização e divulgação junto aos estudantes. O Projeto é desenvolvido em módulos com temas distintos, que são realizados, durante o ano sob a forma de seminários. Dentre os temas abordados estiveram: Os seres vivos em seu próprio direito; Ecologia e Saúde Integrais; Ecologia do Cotidiano: A escola e a comunidade; Ética e direitos humanos; Água, mudanças climáticas e biodiversidade; Aspectos Ambientais, Econômicos e Sociais do Cultivo do Eucalipto.
Como resultado, do Projeto, professores e alunos realizam campanhas de educação ambiental, controle do lixo urbano, coleta seletiva e ecologia. Iniciado em 1996, o Projeto Escola de Vida já capacitou 2.268 professores de 11 escolas sediadas nos municípios onde a Cenibra atua. Até o momento, 31 municípios já foram contemplados pelo Projeto.