A CENIBRA E O CUIDADO COM AS ÁRVORES

A CENIBRA desenvolve uma série de ações visando o manejo das áreas ao longo de cursos d’água, lagoas e nascentes, onde se localizam as matas ciliares.

Os trabalhos de reabilitação destes ecossistemas naturais se baseiam no plantio de mudas de espécies nativas e cuidados com as já existentes, na adubação e no controle de pragas e ervas invasoras. Somente nas margens do Rio Doce, na região da RPPN Fazenda Macedônia, mais de 200 mil mudas de espécies nativas foram plantadas ao longo de 30 quilômetros.

A Lagoa Grande (Guanhães), a Lagoa São José (Nova Era), a Lagoa Teobaldo (Antônio Dias), a Lagoa da Água Suja (Belo Oriente) e a Lagoa da Prata (Santana do Paraíso) são também exemplos de corpos d’água, cujas matas ciliares estão sendo reabilitadas pela CENIBRA.

A Empresa mantém vigilância constante destas áreas especiais prevenindo a ocorrência de incêndios, pisoteio pelo gado e captura de animais silvestres, garantindo as condições necessárias para a reabilitação.

A CENIBRA busca definir materiais genéticos (clones) mais adequados às condições ecológicas da região. A definição de clones é o resultado do melhoramento contínuo do material básico definido em consonância com as finalidades de utilização prevista da matéria-prima.

É necessário também criar uma fonte segura de abastecimento de material reprodutivo (sementes ou propágulos) com o melhor grau possível de superioridade para as características de adaptação, produtividade e qualidade tecnológica.

Outra finalidade do melhoramento genético é adaptar a utilização de modernas metodologias e ferramentas de análises para garantir o avanço e o sucesso dos processos florestais, como biotecnologia aplicada à propagação vegetativa, genética quantitativa, genômica e gerenciamento de germoplasma.

A CENIBRA tem conhecimento da origem de toda madeira
utilizada em seu processo de produção de celulose kraft.100% da madeira utilizada em sua unidade fabril é da
espécie eucalipto, proveniente de florestas plantadas
controladas ou certificadas, cultivadas totalmente no estado
de Minas Gerais Brasil. A CENIBRA não importa ou exporta
madeira.