5ª FEIRA DE TURISMO DO VALE DO AÇO: O SUCESSO!

A 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço registrou o melhor desempenho das últimas edições. Realizado no último fim de semana (26 a 28/09), no Centro Cultural Usiminas, o evento regional contou com uma programação diversificada, com cerca de 20 atrações e sete cursos de culinária, além de apresentar 20 empreendimentos da região com atividades ligadas ao turismo. Em apenas três dias, a Feira recebeu um público de mais 6 mil pessoas, movimentando a economia regional com o investimento de cerca de R$ 250 mil e contratação de 40 fornecedores e prestadores de serviços para sua realização.

Pela primeira vez em visita a Feira de Turismo do Vale do Aço, a dona de casa Jodiane Simonini se sentiu contagiada pela alegria das atrações do evento. “Pude conhecer e degustar produtos que não sabia que existiam na região do Vale do Aço. É muito bom sentir essa energia de profissionais que estão aqui expondo os seus sonhos e projetos de vida. Este evento é uma vitrine e, por isso, é tão importante prestigiar e valorizar quem aposta em nossa região para desenvolver o seu negócio”, comentou.

Desenvolvimento

Para o presidente do Circuito Mata Atlântica de Minas, Hélio Anicio de Almeida, a cada ano, a Feira de Turismo do Vale do Aço vem possibilitando ações que visam consolidar a região do Vale do Aço como destino turístico. “Este evento é um marco anual para os 11 municípios da região do circuito. Em mais uma edição, apresentamos o que a nossa região tem de melhor e discutimos estratégias para mais um ano de atividades”, declarou Hélio.

Para o gerente do Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes, o projeto Turismo no Vale tem alcançado um avanço técnico muito grande, e que essa atuação  se ampliou desde que a governança do projeto começou a atuar em 2015. Ainda segundo o gerente, o engajamento do grupo de lideranças demonstra uma real apropriação do desafio que é desenvolver o turismo. “A 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço aconteceu de forma sequencial nos últimos anos, fortalecendo toda a pujança do turismo na região. A presença dos municípios que compõem o Circuito Mata Atlântica no evento, também promove essa robustez e consolida a importância de se cuidar do turismo, como um vetor de desenvolvimento e diversificação econômica da região  do Vale do Aço”, destaca Fabrício.

Destino turístico

Convidado para falar sobre “Destinos Turísticos Inteligentes” em sua palestra na abertura da 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço, na quinta-feira (26/09), o colunista, ex-ministro do Turismo e ex-presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, reforçou a importância dos empreendedores valorizarem diferencial da região. “Investir em espaços inovadores, tecnologia, valorização do capital humano, desenvolvimento sustentável, acessibilidade, experiências de qualidade são alguns fatores que tornam um destino inteligente. O Vale do Aço tem potencial para alcançar esse patamar com o envolvimento de todos os atores da cadeia do turismo”, enfatizou Barretto.

Produtos da terra

O chef de cozinha e apresentador de televisão Claude Troisgros, por sua vez, falou sobre a gastronomia regional, ressaltando a relação do produtor rural com os cozinheiros e chefs de cozinha da região como forma de fortalecer a cadeia produtiva, durante a aula-show, realizada na sexta-feira (27/09). “Valorizar o pequeno produtor regional do Brasil, ouvir a sua história e saber a origem e como foi produzido o ingrediente da receita torna o preparo do prato ainda mais especial. A gastronomia muda o tempo todo. E reconhecer os produtos da terra permite criar novas sabores”, defendeu Troisgros.

Feira de Turismo do Vale do Aço

A 5ª Feira de Turismo do Vale do Aço foi realizada pelo Projeto Turismo no Vale, Circuito Mata Atlântica de Minas, Prefeitura de Ipatinga e Sebrae-MG. Teve a correalização do Instituto Usiminas, o patrocínio do Instituto Cenibra, da Inter TV e da Giganet. Contou com o apoio da Vale, do Senac-MG, Vale do Aço Convention Visitors Bureau, SindComércio, Shopping Vale do Aço, das prefeituras de Açucena, Coronel Fabriciano e Timóteo, da Ana Galvão Nutrição, Restaurante Degust, Hotel Dom Henrique, Hotel San Diego, Norte Produções, Patty, Sindhorb, Univale, Ana Cleide Eventos Exclusivos, Coelho Diniz Hipermercado, Divino Lar Decor, Belatto e Empório da Serra. A produção foi feita pela Fino Trato Produção Cultural.

Crédito fotos: Tatiane Bispo

keyboard_arrow_up