53 ANOS DE IPATINGA: EVENTOS

Acompanhado do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, e representantes da Câmara Municipal, o prefeito Sebastião Quintão divulgou em coletiva à imprensa, na tarde desta terça-feira (04), a programação do 53º aniversário de Ipatinga. Graças a parcerias com diversas empresas, muitas atrações foram viabilizadas, sem que o orçamento do município fosse sobrecarregado. São 53 eventos agendados. O Parque Ipanema é o polo central das festividades e, ali, na data de emancipação (29 de abril), será servido um bolo de 53 metros de extensão.
O mês de aniversário da cidade começa a ser celebrado no próximo final de semana, com a etapa Vale do Aço do evento esportivo XTERRA. No dia 7, sexta-feira, acontece a abertura de uma Vila no Parque Ipanema, onde serão adquiridos os kits de corrida. As competições acontecem nos dias 8 e 9, sábado e domingo. O XTERRA é o maior festival de esporte outdoor do mundo. O evento é patrocinado pela FIEMG, com apoio da prefeitura, e aberto à comunidade. Além do Parque Ipanema, há provas na Usipa.
No dia 12, quarta-feira próxima, acontecerá na Estação Memória a exibição do filme que narra a história do local onde funcionou uma das primeiras estações ferroviárias da cidade, com depoimentos de pioneiros. Um telão e cadeiras serão instalados para que a população possa acompanhar a projeção.
No dia 14, sexta-feira, acontece o tradicional Teatro da Paixão de Cristo. É a décima segunda apresentação no Parque Ipanema, que será precedida pela 22ª Caminhada da Misericórdia.
Também a partir do dia 14 acontece o Festival Comida di Buteco 2017, evento da iniciativa privada sempre muito apreciado, que conta com apoio institucional da prefeitura.
Entre os dias 22 e 23 será realizada a 26ª edição da Festa da Banana, evento que tem lugar na zona rural de Pedra Branca. Os shows programados para sábado são de Rangel Santana (ex-Camisa Suada) e banda Forró dos Feras. No domingo se apresenta o cantor Gleidson dos Teclados.
Também no sábado (22), pela manhã, ocorre na Lagoa do Parque Ipanema o ‘Pescando no Parque’. A pescaria anual aberta à participação de todos é realizada em parceria com as entidades ASPARD/APARVA.
No domingo (23), pela manhã, acontecerá a Corrida Rústica Viva +Ipatinga 53 anos, um presente de aniversário da Usiminas para a cidade, em parceria com o XTerra. Corredores profissionais e amadores competem em diversas categorias.
Na última semana de abril, entre os dias 24 e 28, acontecerão apresentações culturais e atividades recreativas e festivas nas unidades básicas de saúde, desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde. As ações envolvem servidores e usuários, além de outros setores da Prefeitura de Ipatinga.
Também no dia 28 (sexta-feira), no galpão do Parque Ipanema, acontecerá uma celebração ecumênica /gospel com a participação de pastores, padres e corais.

BOX
As atrações do 29 de abril

Na manhã de sábado, 29 de abril, data de aniversário da cidade, as festividades serão abertas no Parque Ipanema com a apresentação da Banda da Polícia Militar.
No mesmo dia, a Secretaria de Educação irá reunir alunos e presentear a cidade com fanfarras e projetos culturais das escolas da rede municipal, que serão expostos no Parque Ipanema. É importante reforçar que o Parque da Ciência estará de portas abertas para a visitação pública.
Também acontecerá o Mutirão Festivo da Cidadania, que reunirá no Parque Ipanema parceiros de diversas áreas e segmentos com ações sociais, prestação de serviços e informações gratuitas à população. As ações estarão a cargo da Cenibra e outras empresas, FIEMG, SECS, SEST/Senat, clubes de serviços, faculdades, secretarias municipais, PMMG, Copasa, Bombeiros, sindicatos, entre outros.
Para os parabéns à cidade, ao som da Banda Municipal de Música, um bolo de 53 metros será servido. Ele é doado pela rede Epa Supermercados, empreendimento recém-implantado no município.
O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC) também estará no Parque Ipanema com suas oficinas de xadrez, violão e diversas outras atividades.
Ainda em ritmo de festa, a cidade contará com uma Feirarte (Feira de Arte e Artesanato) especial, que acontecerá nos arredores do Parque Ipanema. Artistas locais estarão se apresentando.
Para os amantes da leitura, estará no Parque a Biblioteca Itinerante, possibilitando viagens através de livros. No cair da noite, acontece uma apresentação musical do Minas ao Luar, presente do SESC Minas à cidade.
Para fechar o mês de aniversário, no domingo (30) acontece um encontro com amantes de carros antigos, que realizarão um passeio pelas ruas da cidade até o estacionamento do estádio Ipatingão.
Na manhã do mesmo dia, acontece no Kartódromo Emerson Fittipaldi a corrida de kart em comemoração ao aniversário da cidade. A prova será uma etapa do Circuito Mineiro de Kart.