2º ENCONTRO NACIONAL DE ORIGAMI EM TIMÓTEO

A Fundação Aperam Acesita recebe nesta semana, entre os dias 18 e 22 de julho, atividades ligadas ao 2º Encontro Nacional de Origami de Timóteo – Nas Montanhas do Vale. A programação do evento contará com   exposição, oficinas e trocas de experiências sobre tradicional e secular arte japonesa de dobrar papel para representar objetos a partir de dobras geométricas sem cortes e sem o uso de cola.

O Encontro nasceu depois que Isa Klein, organizadora do evento, advogada e artista plástica da cidade de Timóteo, participou como convidada de onze convenções de origami fora do Brasil. Durante o evento, a artista reunirá origamistas de norte a sul do país, além de uma professora argentina.

“O nome, Nas Montanhas do Vale, é um trocadilho entre montanhas de Minas, o Vale do Aço e as dobras básicas do origami, que seja em qual idioma for, são denominadas vale e montanha”, explica a artista Isa Klein.

Programação

O Encontro inicia na próxima quinta-feira (18), às 20 horas, com a abertura da exposição coletiva Nossa Arte Aos Seus Olhos.  O evento exibirá obras de origamistas de várias nacionalidades. Nos dias 19 e 20, a Fundação Aperam Acesita receberá aulas de origami gratuitas abertas à comunidade. Na sexta-feira (19), das 15h40 às 17h10, será realizado uma oficina sobre a técnica de quilling para confeccionar um anjo, com a professora Graça Borges (RJ). No sábado (20), das 13h50 às 15h20, a professora Amália Araújo (RJ), ensinará uma técnicas para dobrar um  vaso que se transforma em mandala e também em flor, em seguida, das 15h30 às 17h, será promovida uma oficina com a artista Elisa Tchami (SP), ensinará confeccionar um porta canetas de mesa, voltada para a técnica de origami.

Os interessados em participarem das aulas podem realizar sua inscrição gratuitamente no Centro Cultural da Fundação Aperam Acesita ou pelo telefone 31 3849.7744.