12º SALÃO DO LIVRO SEGUE COM PROGRAMAÇÃO DIVERTIDA

A FEIRA DO LIVRO ESSE ANO ESTÁ DIVIDIDA EM DOIS AMBIENTES, A GALERIA HIDEO KOBAYASHI E O JARDIM LITERÁRIO, MONTADO NO JARDIM EXTERNO DO CENTRO CULTURAL USIMINAS. TRAZ AS PRINCIPAIS NOVIDADES LITERÁRIAS E OS CLÁSSICOS, QUE PODEM SER ACHADOS NOS 24 ESTANDES DE EXPOSITORES, REUNINDO AS PRINCIPAIS DISTRIBUIDORAS E EDITORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Durante a grade de programação cultural serão sorteados vales-livros a todos os participantes. Os vales-livros deverão ser trocados entre os dias 12 e 15 de junho (de quarta-feira a sábado), na Feira do Livro.

A venda dos vales-livros ou a troca dos vales-livros por terceiros é proibida, sujeita a penalidades.

Em 2019, o Salão do Livro Vale do Aço completa 12 anos. É um projeto que se destaca como o principal evento literário do Leste Mineiro, parte importante do calendário educativo e cultural de Ipatinga e toda região do Vale do Aço, alcançando em sua trajetória histórica um público cativo que ultrapassa 300 mil visitantes.

Há doze anos, o projeto promove no Vale do Aço a acessibilidade à literatura e à cultura, propiciando a seu público uma programação com atividades voltadas para visitação escolar e toda a família, dá oportunidades a escritores locais lançarem seus livros, promove bate-papos e lançamentos com importantes nomes da literatura, tornando-se um espaço de troca de experiências sujeitas à multiplicação de conhecimentos.

Para essa edição do evento, a idealizadora Cibele Teixeira elegeu como temática “Sublimação pela Arte”. A sublimação foi um termo introduzido na psicanálise através de Freud, sendo aplicada como a forma que um indivíduo utiliza para se encaixar numa sociedade, transformando suas energias ou angústias em atos positivos. Sob o ponto de vista cultural, a “sublimação” é um termo muito utilizado atualmente, em momentos de tomada de consciência da inclusão e do empoderamento; utilizando-se da arte, em suas diversas vertentes como o mecanismo auxiliador e propulsor na transposição das barreiras, sejam elas mentais ou físicas. Dentro dessa perspectiva, a grade de programação conta com convidados que estão trazendo ao público suas experiências e lições pelos caminhos da vida até alcançar a sublimação.

Paralela à programação cultural, o SLVA traz a tradicional Feira de Livros composta pelos principais editores, distribuidores de livros e livreiros do Estado de Minas Gerais, esse ano apresentada em dois ambientes, na Galeria Hideo Kobayashi e no Jardim Literário, uma estrutura especialmente montada no jardim de entrada do Centro Cultural Usiminas.

Você é convidado (a) para embarcar nesse universo literário, nestes dias de intensa programação cultural promovendo a literatura no Vale do Aço.

O Salão do Livro vai até domingo, dia 16. Confira a programação no http://www.salaodolivrovaledoaco.com.br

ABRAAI e Goretti de Freitas lançam livros no 12º Salão do Livro Vale do Aço

A Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Ipatinga e a escritora ipatinguense Goretti de Freitas lançam, no próximo dia 15 de junho, seu mais recentes trabalhos, dentro da programação da 12ª edição do Salão do Livro Vale do Aço.

ABRAAI – Posse e lançamento

Às 16h do dia 15 de junho, no teatro do Centro Cultural Usiminas toma posse os neoacadêmicos da Academia Brasileira dos Autores Aldravianistas Infantojuvenil de Ipatinga – ABRAAI, seguido do lançamento do primeiro livro: entre/versos/poéticos/olhares/aldrávicos/diversos.

Como representação municipal a academia foi instalada Ipatinga em junho de 2017 e tem sua sede na Escola Estadual Dr. Ovídio de Andrade, no bairro Bom Retiro. São 17 estudantes de várias escolas do município que se tornarão, a partir da posse, Membros Efetivos. Os acadêmicos selecionados tiveram seus nomes aprovados pela Coordenação da ABRAAI em Ipatinga, para fazerem parte da vida desta academia, por suas valorosas produções literárias, que comprovaram competência para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao desenvolvimento das letras, da literatura e da arte.

A ABRAAI tem como presidente fundadora Andreia Donadon Leal e secretário geral o poeta Gabriel Bicalho e Goretti de Freitas na coordenação geral. Em Ipatinga os coordenadores são os professores Carlos Santos Júnior e Flávia Frazão.

O Filho Único de Eugêna Penacor

Também no dia 15 de junho, às 18h, a escritora Goretti de Freitas lança seu mais novo trabalho infantil: O Filho Único de Eugênia Penacor. Com ilustrações da própria autora a obra traz uma aventura emocionante, uma experiência marcada por provocações, insinuações, intolerância.

Natural de Inhapim, Goretti de Freitas é licenciada em Pedagogia pelo Unileste-MG – Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Tem publicado os livros Contos Interioranos, Num Instante um Haicai, Filipe e seus barquinhos, Ventos, Na Passarela Bicharada feliz-aldravias infantis e Di Júnior – O gato que andou na linha, além de publicações em jornais, prefácios e editoriais e participação em 19 antologias. Foi presidente do Clube dos Escritores de Ipatinga. É Diretora Cultural do InBrasCI-MG – Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e  membro efetivo de várias instituições como ALACIB – Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil – Mariana-MG,  SBPA –Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas, Harmonia Universal – Lisboa, membro honorário do Instituto de Estudos Histórico-militares – Lisboa, da Tertúlia Rafael Bordalo Pinheiro – Lisboa, da Academia Internacional de Heráldica – Portugal, Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, Académie Du Mérite et Dévouemente Français além de membro correspondente da Academia de Letras e Artes, Lisboa, da Academia Portuguesa Ex-Libres e da ULHT – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

Para os dois lançamentos a entrada é franca.

Contato: Goretti de Freitas (31) 99342-6003